Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado lança Plano de Contingência para as chuvas de Verão

Prefeituras vão receber planejamento otimizado e de acordo com as características de cada região

O governo do estado do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira, 15, o Plano de Contingência para as chuvas de Verão 2020/2021. O documento traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense. A apresentação aconteceu no Palácio Guanabara, após a realização de exercício simulado, a cargo da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ), que capacitou agentes para uma resposta eficaz. – Uma das primeiras ações do meu governo foi montar um grupo de trabalho com foco nas chuvas. Este não é um plano de uma secretaria só. É um plano estadual para que possamos minimizar os impactos das chuvas para a população. Sempre fui defensor de que as secretarias e órgãos se falem. Não temos controle sobre a quantidade de chuva que cairá, mas sabemos que no Rio de Janeiro há questões perenes, e uma delas é a chuva. Não tenho dúvida de que o estado está avançando na parte de planejamento, organização e logística – afirmou o governador em exercício Cláudio Castro, que solicitou a elaboração do plano de contingência ainda em setembro.
 O plano, que tem vigência de 12 meses, foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com os 92 municípios do estado. – O Plano de Contingência orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando à volta ao estágio de normalidade e minimizando impactos. Ele é parte fundamental da estratégia da Sedec-RJ para o período de chuvas, que também inclui o desenvolvimento de mapas que mostram os locais mais suscetíveis a ocorrências de movimentação de massas; a reativação de sirenes em localidades com risco iminente; a capacitação de agentes; e a criação de cadernos para orientar as prefeituras, por exemplo – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro.

Plano para os municípios
Para tornar mais eficientes as respostas dos municípios às emergências, a Defesa Civil Estadual vai oferecer um modelo básico de Plano de Contingência para as prefeituras. O plano poderá ser preenchido levando em conta as peculiaridades de cada localidade, otimizando a condução das crises. Com base em Relatórios de Diagnose previamente realizados, a Sedec-RJ também disponibilizará Cadernos de Recomendações para os gestores públicos municipais, com sugestões de políticas públicas, ações e boas práticas para uma administração voltada para a redução de riscos de desastres. O material, particularmente útil para os recém-eleitos, também vai orientar os prefeitos sobre a utilização de ferramentas de gestão desenvolvidas pela Defesa Civil para promoção da resiliência. 
 
Simulado
Antes do lançamento, o Plano de Contingência foi testado com o objetivo de capacitar e simular desastres. Nos últimos três dias, foi recriada uma situação hipotética de chuva intensa, com consequentes deslizamentos e inundações, para testar todo o processo de resposta.  A Defesa Civil estadual reproduziu o monitoramento das condições meteorológicas, com a evolução dos estágios operacionais e seus agravamentos; o envio de alertas para a população e os municípios; a mobilização das agências estaduais, das redes de voluntários e o apoio às prefeituras. Também foram estabelecidos dois gabinetes de crise: um tático-operacional, no Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad), e um de gestão política e estratégica, no Palácio Guanabara. – Realizado prioritariamente na modalidade de 'simulado de mesa' a fim de respeitar as recomendações de prevenção à Covid-19, o exercício avaliou protocolos internos, o fluxo e o alcance das informações e a articulação entre os órgãos do Estado e os municípios. É uma etapa importante para alinhar e ajustar procedimentos e aprimorar os resultados – enfatizou o coronel Leandro Monteiro.

Alerta por celular
Como parte do pacote para o enfrentamento de desastres, o Governo do Estado ampliou, nos últimos dias, os canais para informar a população sobre os riscos de desastres. Além do SMS, os alertas da Defesa Civil Estadual são enviados também por WhatsApp e Telegram. O cadastramento é gratuito. WhatsApp: Basta enviar mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções. Telegram: A adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj. SMS8: É preciso mandar o número do CEP para 40199. 
 
Rede Salvar
O Estado do Rio Janeiro conta com o maior programa de voluntariado do país com foco em Defesa Civil. Criada pela Sedec-RJ, a Rede Salvar é composta, atualmente, por mais de 20 instituições e cerca de três mil cidadãos aptos para atuar em caso de emergência. Para se cadastrar, o voluntário deverá preencher o formulário de adesão ao serviço no site www.redesalvar.defesacivil.rj.gov.br.
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE