Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado deve ter 56% de escolas com horário integral em 2020

Seeduc-RJ também prevê mais investimento em cursos profissionalizantes

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) prevê que em 2020 cerca de 56% das escolas da rede pública terão turmas de ensino médio com ensino integral. Esse percentual corresponde a 583 unidades, um aumento de 117% em relação a 2019. Serão 2.159 turmas nessa modalidade, com capacidade para 75.567 alunos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (27) pela subsecretária de planejamento e ações da Seeduc, Ana Paula Velasco, durante audiência pública da comissão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) destinada a acompanhar a implementação do turno único de no mínimo sete horas em toda a rede estadual. A medida foi estabelecida pela Lei 8.367/19.
Para fazer essa ampliação, a secretaria lançou em julho o Programa Escola pra Vida, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Instituto Trevo, os consulados do México e do Equador, entre outras entidades. Segundo Velasco, a oferta no horário integral se dará de duas maneiras: Atendimento de cursos profissionalizantes na matriz curricular de 283 escolas e de cursos de formação inicial e continuada (FIC) em 374 escolas, no próximo ano. Assim, os 92 municípios fluminenses terão unidades escolares com turmas de tempo integral. “O programa pretende institucionalizar e tornar perene o horário integral no ensino médio. Hoje, nossos jovens precisam de uma melhor formação e o turno integral vai proporcionar a eles uma melhor inserção no mercado de trabalho ou na universidade”, afirmou a subsecretária. “A secretaria trouxe uma apresentação muito esclarecedora, em que demonstra realmente o interesse em ampliar a oferta de turmas em tempo integral”, avaliou o presidente da comissão, deputado Sérgio Fernandes (PDT).
De acordo com a Seeduc, há ainda previsão de escolas com ensino diferenciado na rede pública estadual com início em 2020. Três unidades terão ênfase no esporte, sendo uma delas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Duas escolas serão interculturais, a partir da colaboração com os consulados do México e do Equador. Por fim, serão instaladas aproximadamente 30 escolas cívico-militares. Também participaram da reunião os deputados Renan Ferreirinha (PSB), Jorge Felippe Neto (PSD) e Gustavo Tutuca (MDB).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE