Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado continua com demolições na região da Posse

Moradores de outros bairros ainda aguardam remoção de escombros da Tragédia de 2011

Em passagem por Teresópolis no início da semana, em eventos relacionados aos 10 anos da maior catástrofe natural da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, o governador em exercício, Cláudio Castro, deu início simbólico à demolição de um prédio na Estrada José Gomes da Costa, no bairro da Posse, que uma década após a grande enxurrada que destruiu essa comunidade ainda estava de pé – apesar de bastante danificado, sem janelas e portas e consequentemente moradores. “O imóvel do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) se tornou um marco da tragédia causada pelas chuvas há dez anos. No lugar do prédio, será construído um reservatório para as águas das chuvas”, prometeu o governo estadual, que semana deu continuidade ao serviço. A previsão da conclusão da demolição, que tem acompanhamento da secretaria municipal de Defesa Civil e inclui outros imóveis, é o início da próxima semana.
Não foi informado se outros bairros afetados pela Tragédia de 12 de Janeiro de 2011 serão contemplados pelo serviço de demolição e retirados de escombros. Em diversos deles, o que sobrou de imóveis atingidos total ou parcialmente por enxurradas ou deslizamentos de terra continua “assombrando” moradores e atrapalhando o desenvolvimento dessas comunidades. Em alguns, moradores voltaram a ocupar residências que deveriam ter sido levadas ao chão anos atrás. Um desses exemplos é a Vila Muqui. Imóveis que desde os primeiros meses daquele ano têm a sinalização da Defesa Civil para a derrubada continuaram de pé e, nos últimos anos, voltaram a ser ocupados. Um deles, por pessoas que estariam em condição de rua e teriam se aproveitado da ausência do poder público.

Obras em encostas
O governo do estado anunciou também que vai investir cerca de R$ 135 milhões em obras de contenção de encostas na Região Serrana. No total, serão realizadas 10 intervenções. Em Teresópolis, além do bairro Salaco, há obras previstas em Jardim Féo e Caleme. No município de Nova Friburgo, são sete contenções, sendo duas em andamento nos bairros Jardim Califórnia e Rui Sanglard e outras previstas em Jardinlândia II, Duas Pedras/Lazareto, Vila Nova, Floresta e Tingly.  O governador também anunciou a duplicação da ponte do Imbuí, que vai melhorar o acesso principalmente aos bairros da Posse e Caleme, em Teresópolis. A obra também vai evitar represar o escoamento das águas no Rio Imbuí. A previsão é de que sejam investidos mais de R$ 2,1 milhões nas melhorias. – Estamos prevenindo novos desastres e garantindo a segurança dos moradores da Serra com obras em locais onde há risco iminente da ocorrência de desmoronamento. Outras intervenções serão reforçadas por meio do Plano de Contingência para as Chuvas de Verão, que atenderá todo o estado com ações integradas das secretarias estaduais – afirmou o governador.
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE