Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Espetáculo circense encanta público na Praça Olímpica

"Piter Crash" faz sucesso com esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira

O Festival Sesc de Inverno trouxe nesta sexta-feira o espetáculo "O circo a céu aberto", que resgata aos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua. O resultado: boas gargalhadas para todas as idades. O espetáculo que aconteceu às 15h, na Praça Olímpica, é idealizado e dirigido por Fabiano Freitas, o palhaço Piter Crash, que recria números inspirados em esquetes tradicionais da palhaçaria brasileira, utilizando em cena objetos como argolas, diabolô, malabares, jornais, bexigas, fita crepe, entre outros, e revela a potência da tradição circense na experiência de um "humor em estado puro", isto é, da bobagem, da idiotice, do ridículo, de rir junto com o outro sem a necessidade de ensejar preconceitos… apenas pela brincadeira.
O diferencial do espetáculo ficou no improviso, típico da arte de rua, na abertura para o aqui-e-agora, e para o estado de expectativa e êxtase que o palhaço provocou em suas brincadeiras, interagindo diretamente com a plateia a todo momento. Entre uma piada e outra, palhaço Piter Crash exaltou a pureza das crianças, a responsabilidade e a esperança com as novas gerações, e deu um conselho aos adultos: aprenda a rir de si mesmo, sem preocupações! Afinal, essa é a nobre missão do moço do nariz vermelho: levar alegria para o coração das pessoas.
Sobre o Circo a Céu Aberto – O espetáculo venceu o Prêmio Funarte de Arte Negra 2013, de circulação por 12 municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, e o Edital Plateias Hospitalares, entre 2010 a 2017. "O circo a céu aberto" circula principalmente pela região da Serra Mar do Estado, em ruas, praças e teatros dos municípios de Barra de São João, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, entre outros, além da Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi destaque na programação do "Fest Circo Peru", em Lima (2015), e de outros festivais importantes como os "Anjos do picadeiro – encontro internacional de palhaços" (Rio de Janeiro, 2013 e 2015), "Semana mundial de arte de rua" (Nova Friburgo, 2015), "Festival de teatro de Bom Jardim" (2016), "Primeiraço festivalíssimo de circo de Saquarema" (2017), "Incrível encontro de palhaços e circo do Sana" (Macaé, 2017), entre vários outros, tendo circulado ainda por cidades do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE