Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolas municipais retomam aulas presenciais

Retorno ocorre de maneira gradativa e com trabalho diferente em cada unidade de ensino

Paola Oliveira

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de toda a população, que na grande maioria dos casos se viu obrigada a buscar novas formas de trabalhar e estudar. Na educação, assim que houve o início da disseminação do novo coronavírus, em março de 2020, as aulas presenciais foram interrompidas. Daquele momento em diante, professores e educadores começaram a se desdobrar ainda mais do que o normal para levar o conhecimento aos alunos, entrando para a rotina a modalidade virtual. Com a ampliação da vacinação e a consequente redução do número de casos, os estudantes começaram a retornar para as salas, iniciando pela rede particular, passando pela estadual e agora a municipal anuncia o retorno presencial para os pais e responsáveis que assim desejarem. Após alguns adiamentos, a reabertura das unidades escolares administradas pelo governo municipal será nesta quarta-feira, 01. “Nós tivemos alguns imprevistos relacionados à merenda. Cerca de quinze dias atrás nós tínhamos previsto o retorno, contudo a empresa que ofereceria a proteína da merenda escolar, no dia da entrega resolver romper o contrato sem nos avisar com antecedência. Isso nos levou a atrasar o inicio das aulas presenciais”, justifica a Secretária de Educação, Satiele Santos, em entrevista para o jornal O Diário e Diário TV nesta terça-feira, 31.
Com o retorno de todos os setores comerciais na cidade como lojas, restaurantes e agora casas de festas, só restava a volta das aulas presencias. Para que ocorresse esse regresso, a secretaria de Educação, em ação conjunta com a secretaria de Saúde, trabalhou para adequar as escolas e também as equipes das unidades, como conta Satiele. “Nós começamos a organização entendendo o que seria essa retomada. É um momento delicado onde as unidades precisavam se preparar, preparar a comunidade e os professores para receberem os nossos alunos, que estão há um ano e meio ansiosos para esse momento”. 

Ações e segurança
Por meio da parceria entre as escolas e a secretaria de Educação, foi possível estruturar os espaços físicos para receber com segurança os alunos. “Cada unidade escolar fez o seu projeto de retomada uma a uma, porque cada escola tem sua particularidade. Então nós montamos um trabalho base para que eles pudessem se basear e criarem o seu plano considerando o tamanho das salas, quantidades de alunos, espaçamento e o decreto que considera seguro um metro e meio entre as pessoas. Então tudo isso foi colocado no plano de retomada e validade com a saúde para o retorno seguro”, pontua a secretaria. 
Além do apoio da secretaria de Saúde, o secretário de Obras, Ricardo Pereira Júnior, contribuiu na adequação estrutural das escolas. “Tivemos o cuidado de adequar cada espaço e ambiente. O secretario de obras visitou cada unidade escolar entendendo o posicionamento das janelas, das portas, o ar que entrava e circulava, para a gente conseguir mensurar para a quantidade correta de alunos que podia ficar por turma”, ressalta Satiele. 

Uniformes e materiais
Ainda de acordo com Satiele, os alunos que retornarem para as salas agora receberão novos uniformes, material escolar e kit de higiene para cada um.  “Recebemos lindos novos uniformes e as crianças adoraram. São sete peças, tem casaco, calça, camisa, enfim… A qualidade que os nossos alunos merecem e precisam. Recebemos também todos os equipamentos nas escolas para atender as exigências da vigilância sanitária. Além disso, as diretoras das escolas contam com uma verba para a Gestão Financeira Escolar Descentralizada. Esse dinheiro é direto dos cofres da prefeitura as escolas para que elas possam gerir esse dinheiro e adequar às unidades escolares”, explica. 
O retorno das aulas presenciais será feito de maneira gradativa e com atendimento diferente em cada unidade escolar – visto que cada uma vive realidade. A orientação é que pais e responsáveis busquem informação no estabelecimento onde a criança está matriculada, havendo ainda a possibilidade de manutenção das aulas remotas para aqueles que ainda não estiverem seguros diante da situação sanitária relacionada à pandemia da Covid-19. Outra informação é que as escolas terão totens com álcool em gel, sinalização vertical e horizontal e tapetes sanitizantes, entre outros equipamentos visando a segurança de alunos, professores, equipes diretivas, pais e responsáveis.

PROTOCOLOS
– Distanciamento social;
– Obedecer às marcações horizontais nas áreas coletivas;
– Escolas que tem salas menores vão dividir turmas em grupos, mantendo o híbrido, um grupo numa semana presencial e outro online, e vice-versa;
– Uso obrigatório de máscara;
– Disponibilização de álcool em gel;
– Objetos não devem ser compartilhados;
– Uso de bebedouros deve ser feito com garrafas ou copos individuais;
– Redução dos horários de intervalos entre as aulas e do recreio;
– Distanciamento nas filas e nas mesas durante a merenda;
– Aferição da temperatura corporal no acesso do aluno à escola;
– Higienização das mesas e cadeiras de forma periódica; 
– Todos devem estar atentos aos sintomas do Covid-19, chamar o responsável pelo aluno e acionar o serviço de saúde para acompanhar o caso, além de orientar para realizar o teste.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE