Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Equipe do PETP realiza desinfecção no Parque Ermitage

Além do trabalho de apoio nas comunidades do entorno, gerência da unidade de conservação atenta para que trilhas não sejam visitadas

Marcello Medeiros

Utilizando uma solução água, cloro e sabão, equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) lotada no Parque Estadual dos Três Picos realizou trabalho de desinfecção das vias do Parque Ermitage, condomínio construído às margens da BR-116 para vítimas da Tragédia de 2011 e que fica na zona de amortecimento da unidade de conservação ambiental. O PETP também mantém um ponto base no local, até que a sede do município seja concluída. As obras estão em andamento na antiga fazenda Vale Revolta. Participaram do serviço de higienização guarda-parques lotados em Teresópolis e no GPAR Paraízo, supervisionados pela Gestora do Parque Estadual dos Três Picos, a Engenheira Ambiental Mayara Barroso de Faria. Além do apoio com a limpeza nas comunidades circunvizinhas como forma de combate ao novo coronavírus, as equipes têm realizado operações nos principais núcleos e trilhas para garantir que seja respeitada a suspensão da visitação das áreas de lazer tanto nas sedes quanto nas montanhas.
Na localidade conhecida como Vale dos Deuses, entre Teresópolis e Nova Friburgo, um dos locais mais procurados para escalada, hikking e trekking na área do PETP, além da orientação, uma dupla de guarda-parques permanece no local para vigilância. “Vamos continuar monitorando a região, com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de respeitar o isolamento social. É importante que a população colabore, evitando aglomerações”, destaca Mayara Barroso. “Pedimos que as pessoas fiquem em casa e lembramos que em breve o parque estará de portas abertos para recebê-los”, completa a Chefe do Parque Estadual dos Três Picos.
A fiscalização conta com o apoio da Unidade Policiamento Ambiental (UPAm) localizada no parque. O descumprimento dos avisos de atenção, portões trancados, fitas zebradas, instruções dos agentes de defesa ambiental, avisos publicados redes sociais do INEA ou PETP pode gerar sanção administrativa e judicial. As pessoas que não respeitarem as determinações podem ser punidas tanto administrativamente, através de advertências e multas, como criminalmente, com encaminhamento à delegacia de polícia pelos agentes dos órgãos participantes das operações realizadas.

O PETP
Com 65. 113 hectares de área de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Foi criado em 2002 com o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica em território fluminense da Serra do Mar bem como a manutenção das nascentes e rios que abastecem as cidades vizinhas.

Respeito
Além do Parque Estadual dos Três Picos, as outras duas unidades de conservação ambiental que protegem grandes áreas no município estão com os portões fechados, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo e principal atrativo a Pedra da Tartaruga. Seguindo as previsões de afrouxamento de medidas restritivas anunciadas até o momento, os parques devem ser os últimos a serem liberados. Portanto, não há sequer previsão de retomada de atividades em qualquer um dos três citados. Além de seguir as determinações para não atravessar porteiras ou trilhas, mesmo em locais que não estejam nos limites de unidades de conservação ambiental, é preciso respeitar as comunidades no entorno das montanhas, formadas em sua maioria por pessoas que buscam o bom convívio com os montanhistas e podem estar preocupadas com a propagação da Covid-19. As formações rochosas, as trilhas e cachoeiras continuarão lá. Ficar um período distante é fundamental para diminuir as chances de disseminação da doença, manter a política da boa vizinhança e o respeito com o próximo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Detran.rj alerta sobre falsa notificação de infração de trânsito por e-mail

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

Em dois meses, 17 casos de estupro em Teresópolis

Ministério da Saúde começa a registrar aumento da cobertura vacinal

Secretaria de Saúde detecta aumento do número de casos de bronquiolite

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE