Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Engenharia Civil do Unifeso é nota máxima em avaliação do MEC

Curso está entre os melhores Brasil e no topo do estado do Rio

A graduação em Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) obteve a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada neste mês de maio, para o reconhecimento do curso. Com o conceito 5 (em uma escala que vai de 1 a 5), a graduação tem a melhor avaliação no estado do Rio de Janeiro e passa a ser referência no Brasil, chegando ao topo do Ensino Superior. 

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no país, os cursos superiores são avaliados periodicamente. A graduação de Engenharia Civil do Unifeso foi autorizada pelo MEC em 2014 e iniciou sua primeira turma em 2015. Neste ano de 2019, foi a vez de receber o reconhecimento, uma condição necessária para a validade nacional dos respectivos diplomas, cuja a alta pontuação coloca o curso do Unifeso entre os melhores do Brasil e reafirma a competência e a excelência da Instituição em formar profissionais bem qualificados para o mercado de trabalho.

Fruto de um trabalho conjunto de muita dedicação, compromisso de dirigentes, coordenadores, professores, funcionários técnico-administrativos e engajamento de estudantes, o conceito 5 foi merecidamente conquistado “graças a um somatório de aspectos”, como ressalta a professora Vivian Telles Pain, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). “A proposta curricular do curso, que tem um grande peso no conceito final, foi muito bem avaliada. Ficamos bem conceituados com os objetivos, a metodologia e a justificativa do curso”, ressalta a professora Vivian. 

O parecer foi dado por uma comissão de dois avaliadores, que visitaram o Unifeso entre 5 e 8 de maio, observando três importantes dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Quanto à organização didático-pedagógica, ganharam destaque as disciplinas que são relacionadas com as características da região; os módulos da disciplina Práticas Integradas em Ciências e Tecnologia, a qual visa a promover a abordagem multidisciplinar de problemas do cotidiano e a solução dos mesmos; e o programa Proteger Teresópolis, que realiza levantamentos topográficos para estabelecer subsídios para um aporte de conhecimentos em novas situações de risco. 

O corpo docente foi qualificado sob o ponto de vista da titulação, contando com profissionais mestres e doutores de renome na área, e da produção bibliográfica e científica; além do bem estruturado Núcleo Docente Estruturante (NDE). A infraestrutura foi posicionada nos padrões de excelência da área da tecnologia, sendo um ponto de destaque no relatório emitido pelo MEC. 
“O curso conta com laboratórios dos mais variados ramos da engenharia, com equipamentos e bancadas recentemente adquiridos, os quais proporcionam aos alunos a prática desejável dos elementos teóricos vistos em aula. Equipamentos como teste para ensaios tri-axiais de solos, máquina de ensaio universal para determinação da resistência de corpos de prova de concreto e aço com capacidade para até 30 toneladas e bancada de perda de carga em tubulações são destaques entre os diversos aparelhos e bancadas”, registrou a comissão avaliadora no relatório emitido pelo MEC. 

O curso de Engenharia Civil do Unifeso, que ultrapassou os rigorosos padrões de qualidade definidos no Sinaes, é o único existente no município de Teresópolis, onde há grande demanda de profissionais engenheiros civis para toda a região. O curso oferece cerca de 100 vagas anuais na modalidade presencial e vem ampliando a inserção de estagiários no mercado de trabalho através de parcerias com empresas da área. Atualmente são mais 30 conveniadas, entre elas estão a Action Shop Serviços Ambientais Ltda; AGE Engenharia e Construções Ltda; Flexgrid Energy; CIDE – Capacitação, Inserção e Desenvolvimento; e Construtora Algarve de Teresópolis Ltda.

Vagas para o segundo semestre de 2019

Em junho serão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular, nas modalidades de Agendamento e ENEM, para o curso de Engenharia Civil. Mais informações através do site www.unifeso.edu.br, pelo telefone (021) 2641-7057 ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto. 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE