Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Enel alerta para aumento de problemas com pipas na rede elétrica

Número de casos na Região Serrana dobrou em relação ao mesmo período do ano passado

A Enel Distribuição Rio identificou aumento significativo no número de incidências na rede elétrica de algumas regiões do estado por conta do contato com pipas. Os dados de janeiro a meados de abril de 2020 mostram que, entre as áreas mais afetadas, estão a cidade de Niterói, municípios das regiões Serrana, Norte e Sul do estado. O intervalo analisado coincide com o período da recomendação das autoridades para o distanciamento social por conta da contaminação do novo coronavírus. Na Região Serrana, o número dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto, em 2019, a Enel identificou 2.041 clientes impactados, entre janeiro e abril de 2020, foram 4.133.
“No momento em que a recomendação das autoridades é que a população que pode evite sair de suas casas, precisamos minimizar os impactos na rede para que, quem está em cumprindo o distanciamento social, não seja prejudicado. Além disso, quem solta pipa perto da rede elétrica, se expõe a um sério risco de acidente”, enfatiza Artur Tavares, presidente da Enel Distribuição Rio.
A companhia reforça que contato de pipas com a rede elétrica pode ser uma combinação perigosa. Quando não se leva em consideração a segurança, a brincadeira pode provocar acidentes graves e ocasionar danos à rede, prejudicando diretamente o fornecimento de energia. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.  Em casos de cabos partidos, os clientes devem manter-se afastados e avisar imediatamente a distribuidora pela Central de Atendimento (0800-62-0196), ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR). No boxe, algumas orientações importantes para segurança no contato com a rede elétrica. Além das questões sobre os riscos de contato com os fios, a retomada da prática tem desrespeitado outra norma, a de não realizar aglomerações. Semanalmente, tem sido realizados eventos do tipo “encontro de pipeiros” em Teresópolis, principalmente nos bairros mais populares.

ORIENTAÇÕES DA ENEL
– Não encoste em qualquer objeto estranho e não tente recuperar nada que esteja pendurado na rede elétrica. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.
– Soltar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando descarga elétrica. Além disso, materiais metálicos não devem ser utilizados na fabricação da pipa, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, com risco de morte.
– O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta os fios de alumínio ou de cobre. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.
– O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE