Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Encontros esclarecem dúvidas de agricultores sobre merenda escolar

Licitação para fornecimento para rede municipal será realizada no início do mês de dezembro

 
Em preparação para a 3ª Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar, a Secretaria de Administração de Teresópolis realizou dois encontros rurais. Com o slogan “No campo com você”, as reuniões aconteceram nestas quarta (7), em Volta do Pião, no Segundo Distrito, e quinta-feira (8), em Bonsucesso, no Terceiro Distrito. O processo de licitação para a merenda escolar do primeiro semestre de 2019 acontece no dia 4 de dezembro, às 19h, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, no 2º distrito, reforçando a postura da gestão em se aproximar o interior do município. 
O secretário de Administração, Lucas Guimarães, ressaltou que a chamada pública não é apenas para os agricultores que participaram dos encontros. “Nesta etapa preparatória nós ouvimos o agricultor. O produtor que quiser participar da chamada pública, mas que não esteve em nenhum desses encontros, pode procurar as secretarias de Administração ou de Educação para obter mais informações. Lembrando que o processo ficará disponível no Portal da Transparência, no site da prefeitura.“, finalizou.
Buscando ampliar a participação do Agricultor Familiar, a realização da Chamada Pública 003/2018 permite a apresentação do Projeto de Venda pelo Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural como proponente individual, além da participação como grupo informal (projeto de venda conjunto de agricultores familiares) e grupo formal (associações e cooperativas), todos detentores da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP.

Mudança de hábito
O agricultor familiar Dalton Carvalho produz hortaliças e, atualmente, tem priorizado a produção de gêneros que são fornecidos na merenda escolar. Presidente da CoopVieira, que possui cerca de 40 cooperativados, onde metade fornecem para a merenda escolar, Dalton Carvalho destacou a importância de plantar produtos que fazem parte do cardápio das crianças do município. “Fizemos pesquisas e vimos que o trabalho com a merenda escolar era bom. Daí em diante, começamos a produzir pensando na merenda. E isso tem feito muita diferença para nós, principalmente na qualidade dos produtos. Percebemos que muitos agricultores que usavam produtos químicos, começaram a reduzir a aplicação de agrotóxicos nas lavouras. Eles começaram a pensar no que é servido no prato dos seus filhos ou seus netos, e começaram a diminuir o uso de defensivos”, disse Dalton Carvalho.  

Formação
Para Cristina Andriolo, analista técnica do SEBRAE/RJ, a aproximação com o agricultor familiar, visando levar informações sobre o seu negócio, é sempre positiva. “O encontro rural faz com que o produtor se conscientize sobre a importância de adquirir mais conhecimento. Depois, serão realizadas oficinas, para que eles conheçam mais a fundo os canais de comercialização. Esses cursos vão abordar temas como gestão e custos de preços, fundamentais para que o agricultor saiba negociar”, explicou.
 Nos encontros rurais, foram apresentadas aos agricultores duas palestras, que fazem parte do Curso de Formação para os Agricultores Familiares, falando sobre produção sustentável e gestão financeira. Ao longo de novembro, mais três oficinas serão oferecidas para os agricultores. Dia 14, em Venda Nova, a palestra será “Gestão e Custo de Preços Junto à Atividade Rural”. Em Pessegueiros, no dia 21, “Acesso a Mercado, Comercialização e Canais” será o tema da oficina. Já no dia 28, em Bonsucesso, o assunto abordado será “Produção Sustentável, Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”. 
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE