Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Empretec completa trinta anos com evento global na Argentina

Empresário Ladmir Carvalho é convidado pela ONU para palestrar no evento mundial e conta a história da Alterdata

Anderson Duarte

Teresópolis tem sido ao longo das últimas décadas uma das cidades que mais se destacou na realização do seminário internacional Empretec. São diversas turmas sendo formadas com dezenas de empreendedores de peso formados pelo sistema. Os Empretecos como são conhecidos no Brasil, estão em todas as partes e se destacam nas mais diversas áreas, desde a política, passando pelo comércio e a medicina. Este ano, o curso, que foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas, ONU, realiza uma grande festa global na capital da Argentina para celebrar os trinta anos de trajetória do seminário, que em nosso país tem a chancela do SEBRAE. Uma das atrações desta grande festa é daqui de Teresópolis e será um dos exemplos de sucesso expostos para o mundo inteiro durante o evento. O empresário e fundador de uma das maiores empresas de tecnologia do país, Ladmir Carvalho, foi convidado pela ONU para palestrar no evento, representando a história de sucesso brasileira no programa.
Reconhecido por ser um caso de sucesso empresarial, o executivo da Alterdata Software vai servir de inspiração para quem está empreendendo, e quer melhorar a gestão da sua empresa. Além disso, representa uma reação do setor de TI nacional que apesar de ter sofrido em cheio com a crise econômica do Brasil, mostra que pode ser uma referência positiva para empreendedores de outros países e outras áreas. Além do fundador da Alterdata Software, muitos outros palestrantes já estão confirmados, mas apenas ele do Brasil. O seminário Empretec é uma metodologia de formação de empreendedores da ONU que estimula características essenciais aos empreendedores em cerca de 40 países diferentes.
“O objetivo é que quem participe dos seminários, que duram uma semana, possam ter auxilio para identificar oportunidades de negócio. No Brasil, a Empretec é fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, o Sebrae, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e já capacitou cerca de 250 mil pessoas, em mais de dez mil turmas distribuídas pelos Estados da Federação. Entendemos que é uma excelente oportunidade para mostrarmos a nossa juventude que dá para conquistar as coisas com seriedade, compromisso, caráter”, enaltece Ladmir.
Segundo dados da ONU, o Brasil ocupa atualmente a terceira posição no ranking de países com o maior número de empreendedores, e ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Uma parte significativa desta ascensão do empreendedorismo nacional passa pelo trabalho realizado no programa Empretec, uma metodologia de formação de empreendedores. Ele é uma das maiores ações da história do SEBRAE, e sua proposta é desenvolver um conjunto de características que compõem o perfil ideal para o empreendedor. De maneira dinâmica, o trabalho desenvolvido nos seminários permite uma aplicabilidade direta no mercado e nos negócios.
A metodologia do Empretec é inovadora e interativa, e inclui palestras, vídeos, dinâmicas individuais e em grupo, trazendo um estímulo adicional para os empreendedores participantes além de fortalecer a estratégia para a condução dos seus negócios de forma competitiva. Os participantes do seminário são orientados a identificar oportunidades, entender seu comportamento ao assumir riscos calculados, avaliar seu planejamento e sua capacidade para solução de problemas, entre outros tópicos. O seminário incentiva a identificar oportunidades empresariais e a entender o comportamento em determinadas situações do cotidiano da empresa. Durante seis dias, os participantes aprendem também a fazer avaliações sistemáticas do planejamento da empresa, fundamentais para definir metas e objetivos. Segundo pesquisa do SEBRAE, após o seminário, 54% dos participantes disseram se sentir mais seguros para tomar decisões e 31% passaram a escrever seus planos de negócios, contra apenas 7% identificados como aptos antes da formação.
O estudo apontou ainda que 71% das empresas cresceram e 99% dos alunos indicariam o Empretec para outros empresários. A pesquisa também destaca que, em média, os empreendedores registraram um acréscimo de R$ 24,6 mil por mês na renda após participarem do Empretec. Mais de 90% dos entrevistados de uma amostra de 1.871 empresas confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário e a aplicação imediata de mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos. Com o Empretec, a área de conhecimento de estudo dos negócios saiu dos centros de ensino e foi levada para o espaço dos empreendedores, fortalecendo sua atitude empreendedora e criando novos líderes empreendedores no país. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE