ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Empresa oferece 500 vagas para curso gratuito de cuidador

Data: 18/01/2020

Com duração de dois meses, a capacitação para cuidador contará com 10 aulas teóricas e duas práticas que incluem visitas técnicas a instituições, totalizando 160 horas

A Furnas está oferecendo 500 vagas para capacitação de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais (CBSIS). O curso contribui para o aprimoramento profissional destas pessoas e melhoria da qualidade de vida dos que precisam de cuidados especiais. No período de 21 a 24 de janeiro, brasileiros e refugiados poderão realizar a inscrição gratuitamente na sede do CBSIS, à Rua Pedro Américo, 394 - Bairro Catete (RJ). Quem for de outro município ou estado deverá fazer contato através dos telefones (21) 2528- 2593/2528-3811. “Vamos iniciar mais um ciclo desta iniciativa, que ratifica o compromisso social de FURNAS. O Curso Cuidador alcançou resultados significativos nas últimas duas décadas, contribuindo para a qualificação profissional das pessoas e promovendo o bem estar de quem precisa”, afirma Claudia Tenório, assistente social da empresa.

Com duração de dois meses, a capacitação para cuidador contará com 10 aulas teóricas e duas práticas que incluem visitas técnicas a instituições, totalizando 160 horas. Na programação serão abordados assuntos como: Guia Prático do Cuidador, Cuidado com o corpo e valorização dos sentidos, Interações sociais, Família, Violência e Maus tratos, entre outros.  O aluno só receberá o certificado de conclusão se tiver 75% de frequência.  Após a conclusão, os nomes passam a fazer parte do Cadastro de Cuidadores, organizado pelo Serviço Social da empresa para atender seus funcionários e familiares que necessitem de tratamentos especiais. Para se inscrever, é necessário levar uma foto 3X4, cópia do comprovante de residência, cópia do diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e cópia do RG e CPF.
No período de 2014 a 2019, o Curso Cuidador de FURNAS capacitou cerca de 900 pessoas e ministrou, aproximadamente, 2800 horas de aulas. A expectativa é que o Curso Cuidador sirva como opção para ingresso no mercado de trabalho, bem como para o empoderamento destes indivíduos, propiciando melhoria das condições de vida da população. Mesmo com a necessidade de investimento em deslocamento para a realização do curso no Rio de Janeiro, o fato de ser gratuito facilita o ingresso para estudo nessa área de trabalho.

A profissão de cuidador
Em 2016, a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras foi regulamentada. A Lei estabelece regras e critérios para o exercício da profissão e a inclui no rol das atividades regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Entre os pré-requisitos para exercer a atividade, o texto estabelece idade mínima de 18 anos e exigência do ensino fundamental completo. Também passou a ser cobrado certificado em curso de formação para cuidador de idosos, com carga-horária mínima de 160 horas, o que levou muitas pessoas a procurar formação na área. 

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social debaterá "Mudanças Climáticas"

Consumidor está cauteloso na hora de gastar, diz pesquisa

Senac RJ oferece 10 vagas de emprego para instrutores

Procon-RJ vistoria instaladoras de gás natural veicular

Faetec: matrículas de cursos de qualificação estão abertas até terça

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy