Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Empreiteira abandona obra da escola Ginda Bloch

Prefeitura diz que vai adotar medidas, mas não informa se reforma será realizada por outra firma

Marcello Medeiros

Ao custo de R$ 277.607,75, a reforma geral e restauração da Escola Municipal Ginda Bloch, no bairro do Alto, deveria ser concluída até o mês de abril próximo. Segundo a placa indicando a necessidade de intervenção e seu custo, identificação que até o momento se encontra próximo à entrada principal do estabelecimento de ensino, deveria ser realizada a partir de 17 de setembro de 2018, com previsão de conclusão de 240 dias. Porém, o serviço mal foi iniciado. Segundo informado pelo governo municipal, “a referida obra foi abandonada pela empreiteira vencedora da licitação, que não chegou a receber nenhum valor, porque ela não apresentou os documentos necessários”. Ainda segundo nota divulgada pela Assessoria de Comunicação após questionamento da reportagem do jornal O Diário e Diário TV, “a empresa já foi notificada formalmente e corre processo administrativo para apurar as medidas a serem adotadas referentes ao caso”.
Não foi informado, porém, se será realizada nova licitação para que outra empresa, por exemplo, se candidate a executar os serviços necessários para o pleno funcionamento e segurança dos estudantes matriculados na unidade escolar. Apesar da indicativa de ausência de documentação para a debandada da empreiteira identificada na placa da obra, extraoficialmente apuramos que teria acontecido medição/verificação errônea em relação ao que estava previsto em edital e o que precisa ser feito no Ginda Bloch. Também solicitamos uma visita ao estabelecimento de ensino, para detalhar os problemas que precisam ser corrigidos ao custo de quase R$ 300 mil. Porém, não obtivemos resposta do setor responsável.

Muita história e valor
O prédio onde funciona a Escola Ginda Bloch tem grande valor para a memória municipal porque a obra tem seu projeto de construção atribuído a Oscar Niemeyer e, por isso, tanto o prédio como a Praça Nilo Peçanha, no bairro do Alto, são considerados patrimônios históricos culturais do município. A decisão é resultado de amplo estudo e pesquisa realizados pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Municipal. O processo teve início em 2010, quando o Ministério Público foi provocado, começando a investigação, tendo em vista informações de que a escola, construída pelo empresário Adolpho Bloch e doada ao município, teria projeto atribuído ao renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Embora não reconhecido no catálogo do arquiteto, o projeto da escola – cujo prédio tem formato de materiais escolares quando visualizado de vista aérea – tem em suas linhas e traços todas as características presentes nas obras de Niemeyer, falecido aos 104 anos em dezembro de 2012. Sua autoria foi, inclusive, destacada pelo próprio Bloch durante a inauguração da escola, no ano de 1970, conforme matéria publicada na revista Manchete, à época. “Mesmo não estando oficialmente no catálogo de Niemeyer, é sabido e comprovado que o projeto foi desenhado pelo arquiteto. Uma obra com esta importância histórica não pode de forma alguma ser deixada de lado. Ao contrário, merece o tombamento, tornando-a parte integrante do Patrimônio Público de Teresópolis, o que possibilitará seu reconhecimento e sua manutenção com a garantia da preservação de suas características”, comentou o Jornalista e historiador Wanderley Peres, Secretário de Cultura que esteve à frente do processo para o tombamento pelo município. E, em breve, completa Wanderley, o prédio também deverá ser tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Iniciado em 2017 o procedimento na Alerj, já está bem adiantado, e aprovado pelas comissões de Justiça e Redação, e de Cultura, projeto de lei do deputado Filipe Soares, do DEM.

Gestão não resolve luz
Desde setembro do ano passado, o sistema de iluminação da Praça Nilo Peçanha funciona ininterruptamente. Moradores do entorno do espaço público alertaram sobre o problema em dezembro do ano passado. No início daquele mês, a reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV esteve no local e registrou dezenas de lâmpadas acesas. A Prefeitura prometeu resolver, mas, assim como prometeu em nova reportagem um mês atrás, nada fez. Ontem, registramos praticamente todo o sistema em funcionamento durante o dia. Além do desperdício de energia elétrica, importante destacar que, dessa forma, todo o equipamento e lâmpadas funcionando dessa maneira terão seu tempo de vida útil reduzidos drasticamente e, quando queimarem, quem vai pagar mais uma vez será o contribuinte. O problema seria um reator, que parece ser de maior complexidade do que o entendimento do setor responsável no governo municipal.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE