Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Empreendedorismo feminino em destaque no Sesc

O segundo evento do ano do Movimento Empreendedor está de casa nova e com uma missão muito importante, abordar um dos segmentos da área que mais ganham projeção e importância no mundo, o empreendedorismo feminino. Para isso, três vitoriosas histórias de sucesso de nosso município serão contadas no Teatro do Sesc, um dos maiores espaços para eventos da cidade, para um público esperado ainda maior que o evento do mês passado

Anderson Duarte

O segundo evento do ano do Movimento Empreendedor está de casa nova e com uma missão muito importante, abordar um dos segmentos da área que mais ganham projeção e importância no mundo, o empreendedorismo feminino. Para isso, três vitoriosas histórias de sucesso de nosso município serão contadas no Teatro do Sesc, um dos maiores espaços para eventos da cidade, para um público esperado ainda maior que o evento do mês passado no UNIFESO. A psicóloga Flavia Baddini, a nutricionista Fernanda Gonçalves e a escritora e educadora Nísia Teles, tem a responsabilidade de falar de um mundo corporativo e social moldado e liderado por homens, mas que ainda guarda inúmeras possibilidades para as mulheres, sobretudo aquelas que esperam promover mudanças e alterar as suas realidades.

A discussão não é nada nova, e ainda mais importante na atual conjuntura, já que as mulheres representam mais de 51% da população do planeta, sendo ainda, infelizmente, subvalorizadas nas esferas do poder público, da ciência, do mercado corporativo e até na disputa por vagas no mercado de trabalho. Mas tem um detalhe nesse processo histórico que está fazendo toda a diferença: no empreendedorismo, é a mulher quem se destaca qualitativa e quantitativamente. Ou seja, tudo que é evidentemente mais difícil para a mulher, no âmbito do empreendedorismo a situação muda sensivelmente. Hoje, as bravas brasileiras representam mais da metade dos micro e pequenos negócios em atividade. E o mais interessante, é que pode ter sido justamente essa dificuldade toda do mundo corporativo que incentivou o empreendedorismo feminino.

A ideia do evento é fornecer subsídios e incentivos para as mulheres que ainda relutam em empreender, mostrando que a jornada é mesmo cheia de desafios, mas essencialmente de aprendizados e conquistas. “Empreender não é o mundo de sonhos que muitos falam, é difícil, árduo, penoso, como uma maratona, mas que também é extremamente recompensador no final. É poder transformar a vida de outras pessoas por meio do seu negócio, e nós acreditamos muito nisso”, enalteceu Nísia Teles, quando explicou em entrevista ao Jornal Diário na TV, como surgiu a proximidade das palestrantes. O projeto Nutrindo Emoções, que une as três histórias, tem essa dimensão de rede de conexão, ajuda mútua e companheirismo compartilhado. “Nossas trajetórias nos trouxeram a este caminho e vemos que de uma maneira cada vez maior, as mulheres têm se lançado como empreendedoras em todo o mundo. Além disso, a renda obtida pelas mulheres tem ganhado cada vez mais importância no orçamento familiar”, enaltece Fernanda Gonçalves.

Para a psicóloga Flavia Baddini, quando as mulheres se conectam com esse poder de empreender, é possível utilizar, direcionar e compartilhar com muito mais facilidade. “Acho que nós conseguimos reunir e compartilhar experiências com mais facilidade que os homens, e isso está sendo muito positivo. Essa redescoberta da essência feminina e de como somos incríveis, com todas as nossas características, nos faz lembrar que a feminilidade é nossa força, não nossa fraqueza”, explica a palestrante. O formato Wrap Up, é o mesmo utilizado em um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina, o Power House, que reuniu em São Paulo, mas quatro mil pessoas discutindo a área no país. Os destaques foram Flávio Augusto da Silva e Carlos Wizard Martins, empreendedores que compartilharam um pouco da arte de vender, a habilidade na gestão de pessoas e a formação de líderes como estratégia de crescimento. O chamado Wrap Up, tem como objetivo principal trazer insights e resumir tudo o que foi abordado durante as apresentações por meio da análise e o compartilhamento de tudo o que foi abordado logo após a apresentação das cases.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE