Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Eleições de outubro podem ficar para dezembro

Em palestra na AMB, futuro presidente do TSE diz que existe um "risco real" do adiamento ocorrer

Wanderley Peres

Futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso, que substitui Rosa Weber na presidência do TSE a partir do final deste mês, disse em palestra virtual promovida pela Associação dos Magistrados do Brasil, nesta sexta-feira, 1, que existe um “risco real” de adiamento das eleições municipais deste ano, em razão da pandemia da Covid-19. “Por minha vontade, nada seria modificado, porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a  ter que adiá-las”, previu.
Para o ministro, se o pleito não puder ser realizado em outubro, ele deve ocorrer “em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de prorrogação dos mandatos”. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4  de outubro, com o segundo turno programado para vinte dias depois nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
O futuro presidente do TSE se mostrou ainda contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, como já defendem alguns, porque exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, condição que só ocorreria com aprovação do Congresso Nacional. “Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, disse. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos”, concluiu, criticando o excesso de nomes para votação, o que "compromete a qualidade do voto, para se fazer uma escolha consciente".

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE