Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Edital do Sesc RJ: Abertas inscrições para projetos artísticos

Selecionados vão compor parte da programação cultural da instituição a partir de março de 2022

O Sesc RJ abre nesta terça-feira, 24, as inscrições de propostas artísticas no âmbito do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022. A iniciativa se propõe a fomentar, apoiar e estimular a produção artística e cultural do Estado do Rio. Serão aceitos projetos de todo o Brasil de exposições de artes visuais, apresentação de obras audiovisuais, espetáculos teatrais, espetáculos circenses, apresentações de dança, temporadas de teatro, dança, circo, saraus literários, shows e concertos de música, intervenções artísticas, performances e obras virtuais, destinados aos públicos adulto e infantil. As inscrições podem ser feitas em www.sescrio.org.br, onde também está disponível o edital.
As apresentações estão previstas para serem realizadas em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e áreas ao ar livre de abrangência das unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística. Podem se inscrever pessoas jurídicas do Brasil, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, artistas, curadores, produtoras artísticas, companhias e grupos teatrais e de dança que contemplem atividade artística em seu estatuto ou contrato social. Também serão aceitos Microempreendedores Individuais (MEI).
A seleção se dará em três etapas, sendo as duas primeiras de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na terceira etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais de notório saber da arte e da cultura e por representantes do Sesc RJ que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição no estado do Rio de Janeiro.

Reconectar, movimentar e impulsionar
O conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é reconectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público do Sesc RJ e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da Cultura diante da pandemia da Covid-19.  “O setor artístico foi um dos mais impactados pela crise da Covid-19 e será um dos últimos a voltar plenamente à normalidade. Isso está causando um prejuízo enorme não só à cadeia produtiva das artes, mas para a sociedade como um todo, que perdeu muito em qualidade de vida ao ficar privada tanto tempo dessas manifestações, apesar dos nossos esforços em migrá-las para o ambiente virtual. Com o Sesc RJ Pulsar, queremos impulsionar esse setor que tem forte participação na economia fluminense e ampliar a oferta de produtos culturais”, diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE