Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ecoturismo atrai cada vez mais visitantes para Teresópolis

Município é uma excelente opção para sair da rotina estressante dos núcleos urbanos

Nina Benedito
@ninabenedito

Segundo a Embratur, o ecoturismo ou turismo ecológico, é o segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista. É uma atividade que se faz ao ar livre e que tem vários seguimentos que incluem não só caminhadas e trilhas, mas cavalgadas e outros tipos de atividades relacionadas, ou seja, as cada vez mais procuradas opções em nosso município têm sido o destino preferido de um grande número de turistas. Em entrevista ao “Programa da Nina”, na Diário TV, Cláudia Muniz, Coordenadora da Rota Certa Ecoturismo, falou sobre os vários roteiros e tudo que a cidade tem a oferecer nesse segmento . “Teresópolis é abraçado por três parques, um municipal, um estadual e um federal, é possível passar um mês na cidade e fazer uma atividade diferente todos os dias”, afirma Cláudia. “É importante avaliar o clima, a alta temporada é de maio á setembro quando as temperaturas estão mais baixas e não temos aquela chuva pesada, então o ideal para esse tipo de atividade é no inverno, mas a gente consegue estender um pouquinho”. Ainda segundo ela, é possível fazer algum tipo de passeio ainda que o tempo esteja nublado ou com a neblina típica da Região Serrana, bastando levar um casaquinho corta vento para se proteger do friozinho.  Só não é aconselhável se a previsão do tempo for de temporal. Veja a seguir alguns passeios que são destaque no município.

Descidas de rapel
A instrução de rapel é realizada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. São oferecidas quatro vias. Inicia-se na primeira, que tem seis metros de altura, e que é indicada para crianças, onde o guia de turismo instrutor vai ‘clipado’ no participante e há uma pessoa fazendo segurança na corda em baixo. A seguir, os visitantes vão passando para as linhas com mais altura e em trechos onde se fica totalmente no ar.

As cavalgadas no interior
Localizado na zona rural de Teresópolis, o destaque vai para o Haras Vale do Luar, uma propriedade privada onde são desenvolvidas uma série de atividades como cavalgadas e piqueniques. Só é possível a visita através das agências de turismo receptivas ou guias de turismo com agendamento prévio.

Cachoeira mais famosa da região
A famosa Cachoeira dos Frades é cartão postal da cidade e, embora estejamos na temporada de estiagem, vale a pena o passeio. No verão o volume de água é bastante intenso, o que rende belas imagens para apreciar ou fotografar.

Trilhas e piqueniques em família
No Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, na sede de Santa Rita, além de ser um lugar lindíssimo, possui uma nova trilha recém-inaugurada, área apropriada para fazer um piquenique em família e renderá experiências riquíssimas em meio á natureza exuberante. Na Pedra da Tartaruga há um mirante onde é possível visualizar o formato da pedra que dá o nome ao local, na trilha Vidoc Casas.

Pescaria também é uma boa opção
A Fazenda Sete Voltas também faz parte do roteiro. É um pesqueiro, também localizada no circuito da Terê-Fri que oferece inúmeras opções de lazer para toda família. 

Contemplando a natureza
No Parque dos Três Picos é possível observar a pedra chamada Caixa de Fósforo, tem entrada pela Cachoeira dos Frades, passando pela Fazenda Itatiba, que é uma propriedade privada, mas que o visitante tem direito de passar, indo para o Caminho do Vale dos Deuses  – um local de camping, mas que no momento está fechado para a atividade, que dá acesso á Caixa de Fósforo. E para quem vem de Friburgo, pode entrar por Salinas. 

Outros locais de destaque
As Torres de Bonsucesso, localizadas na zona rural, têm opções de caminhada e escalada. “No ecoturismo, além dos três parques, existem propriedades privadas que temos condições de fazer parceria e realizar um bom trabalho, como nas Três Pirâmedes”, enfatiza Cláudia Muniz. “No Parque dos Três Picos, núcleo Jacarandá, é um local belíssimo para a observação de pássaros, você vai caminhando e vai ouvindo o som das mais diferentes espécies de pássaros. Na Avenida Rotariana onde há um bosque coroado é possível encontrar famílias de micos, tem trilha,lugar para fazer um piquenique, é bem legal”, completa.

Teresopolitano não conhece
“A grande maioria dos teresopolitanos e moradores desconhece sua própria cidade, muitos nunca foram nem no Parque Nacional. Nosso trabalho é tentar mostrar o que a gente acha bonito na cidade, começamos assim, e isso acabou virando um negócio de fato”, conta a coordenadora da Rota Certa. “Os turistas que vem de fora se encantam com os mínimos detalhes de nossa fauna e flora, ás vezes um pássaro diferente que está cantando já encanta profundamente aquele visitante. A natureza é muito exuberante, a pessoa que está guiando aquele grupo, precisa estar atento aos detalhes, as vezes apenas uma formiga carregando uma folha, mas para aquela pessoa que está acostumado com a ‘selva de pedra’ , aquilo tem um valor inigualável, então a gente tem que ter esse cuidado e atenção, entender essa pessoa, ver que tipo de atividade ela quer, todos querem vivenciar essas experiências”, afirma Cláudia.

O local também deve aproveitar
“Para quem é morador da cidade e insiste em dizer que a cidade não tem nada para fazer, segue uma dica de um roteiro de ecoturismo para o final de semana:  Quando a pessoa não tem prática nenhuma , a gente sempre aconselha o Parque Municipal, a sede da Pedra da Tartaruga, são três trilhas, tem a Pedra do Camelo que já é uma mais íngreme, a Pedra da Tartaruga e a Vidoc Casas. Hoje em dia com o GPS, você consegue chegar lá por conta própria, é um Parque bem sinalizado e trilhas bem abertas, então, mesmo sem um guia de turismo a família consegue fazer. As atividades atendem desde crianças até a terceira idade, que é a geração prateada que está querendo cada vez mais aproveitar o que o turismo tem a oferecer, dá para ir a família inteira, cada um no seu ritmo”, destaca.

Para quem está de carro
“Está de carro, quer dar uma esticada, vá até a sede principal do Parque Municipal em Santa Rita, tem lugar para piquenique, é bem arborizado, as trilhas bem sinalizadas, e tem aquela trilha mais puxada que também é bem sinalizada”. 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Hoje o Parque Nacional está sem cobrança de entrada e na parte baixa também há trilhas que podem ser feitas com a família. Já nas mais longas, caso não tenha experiência no assunto é importante que o turista faça contato com a agência de turismo receptivo com antecedência para uma prévia análise da melhor atividade a ser feita. Para a famosa Pedra do Sino, por exemplo, são 11 quilômetros para subir. Se a pessoa for sedentária por exemplo, certamente  não conseguirá subir com tranquilidade, além do horário de entrada e de saída do parque , já que devido a pandemia não está sendo autorizada a pernoite. 

A importância do Guia de Turismo
“O Guia de Turismo não deixa de ser um educador. O Turismo tem que estar bom para todos, inclusive para o morador também. Não adianta o turista chegar, usufruir o que a cidade tem a oferecer, ir embora e deixar o seu lixo para trás. Quem vai para a montanha tem que criar o hábito de trazer o seu próprio lixo, em todo lugar deve ser assim, esse é um dos papéis do guia, o de educar”, finaliza Cláudia Muniz, coordenadora da Rota Certa Ecoturismo.

Mais sobre a agência
A Rota Certa Ecoturismo é uma agência de receptivo especializada em atividades ao ar livre como rapel, escaladas, trilhas e travessias. Contato (21) 9 9168-9019. No Instagram @rotacertaecoturismo

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE