Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dúvidas sobre a vacinação causam confusão entre teresopolitanos

Definição sobre público prioritário gera reclamação e profissionais relatam intimidação e agressões de pessoas querendo a vacina

A ansiedade por conta do interesse na vacina contra a Covid-19 está fazendo muita gente questionar o andamento da imunização em Teresópolis e para quem as doses estão sendo destinadas. Entre os exemplos mais recentes estão reclamações sobre a aplicação em pessoas que trabalham em clínicas particulares de medicina e fisioterapia, pois estes não se enquadrariam como profissionais da linha de frente. 

O município recebeu um número muito reduzido de remessas de vacinas, assim como acontece em todo o país por conta da baixa quantidade de doses que o governo federal conseguiu adquirir para distribuir. Somente quando o Ministério da Saúde conseguir acelerar o ritmo de compra das vacinas é que se poderá pensar em ampliação do público que será atendido. 

Agressão e sobrecarga
Enquanto isso, profissionais da Saúde se queixam da pressão que sofrem de pessoas querendo ser vacinadas, reclamando por vezes com desrespeito e agressividade. Recebemos um relato de um dos profissionais que atua na linha de frente contra a Covid em Teresópolis que pediu mais empatia da população, em vez de reclamações e ameaças.
“Trabalho como um dos profissionais que foram contratados para o trabalho do COVID 19. Como profissional desde o dia 22 até os dias atuais posso falar que nossos funcionários sofrem de 5 a 10 atos de agressão verbal, humilhação e ameaças de inúmeros tipos de pessoas, de profissionais de saúde a outros grupos que estão em busca da vacinação. Sendo que para mostrar o esforço que está estamos tendo, é que nos dias 23, 24 e 25 de Janeiro muitos trabalharam de 8 horas da manhã até em média às 23h ou 0h para atender os grupos que foram datados pelo ofício feito pelo prefeito e secretário de Saúde de Teresópolis”.
O profissional relatou momentos de tensão durante o trabalho que já tem o estresse causado pela pandemia: “Muitas informações não oficiais estão sendo passadas pelos profissionais que ao chegarem aqui tem uma conduta completamente agressiva enlouquecidos pelo desejo de serem imunizados, não só eles como idosos, professores  e outros… Estou relatando isso para divulgar que a secretária de saúde está fazendo um esforço absurdo em todas as suas esferas para atender a nossa população da melhor forma e tudo que recebemos da nossa população é ingratidão pela prestação de serviços, sendo que desde que o MP pediu, estamos todos os dias desde do pedido produzindo listagens nominais”.
Por fim, a pessoa faz o pedido por mais respeito: “Estou escrevendo isso tudo para que aja um mínimo de consideração com nossos esforços, que haja um pingo de respeito ao pedir informações sobre o COVID e que no final todos queremos a vacina e todos vamos ser vacinados, só que precisamos aguardar, ter cautela e não transferir todo o sofrimento que estávamos vivendo ao longo desse período todo para aqueles que estão se esforçando”.
O que se sabe é que por enquanto não há quantidade de vacinas suficiente para atender nem sequer o público considerado prioritário.

Ordem de vacinação
De acordo com nota enviada pela prefeitura, Teresópolis obedece a orientação do Ministério da Saúde de realizar a vacinação em três etapas: a 1ª fase: profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência; 2ª fase: idosos maiores de 60 anos de idade; e 3ª fase: pessoas com doenças que trazem maior risco à COVID-19. Também serão profissionais das áreas de educação, força de segurança, sistema prisional e população privada de liberdade;

Funções na linha de frente
Em entrevista ao apresentador Hélio Carracena, na DIÁRIO TV, o secretário de Saúde Antônio Henrique Vasconcelos negou que esteja havendo vacinação fora do público alvo.  “O recomendado pelo Ministério da Saúde é vacinar os profissionais da saúde e os idosos em instituições de longa permanência nessa primeira fase do Plano Nacional de Imunização. Muitas pessoas confundem, não é só médico e enfermeiro, vai desde o motorista de ambulância até o pessoal da faxina nos centros Covid, a pessoa que vai levar alimentação aos pacientes, todas essas pessoas são profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Alguns profissionais de saúde que não atuam diretamente com a Covid estão expostos diretamente, como os dentistas, então também são considerados linha de frente. Todos os idosos foram vacinados, estão protegidos e está chegando a segunda dose para que nós possamos retornar”.

Estado lança portal
Com objetivo de esclarecer dúvidas e dar mais transparência aos dados relacionados à vacinação contra Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança, nesta quinta-feira (04), o Portal Vacinação Covid. O hotsite (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/) conta com um vacinômetro, simulador de fases de vacinação, em que o cidadão fluminense poderá saber em que etapa da campanha ele se encaixa, além de uma área com perguntas e respostas.
O novo site permitirá ao cidadão acompanhar a evolução da vacinação no estado, checar as fases prioritárias da campanha, conforme definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, e simular o seu lugar na fila da vacina. Também será possível esclarecer dúvidas como segurança da vacina, público a ser vacinado, efeitos adversos, entre outras informações que auxiliem no combate às notícias falsas relacionadas ao tema. O portal estará em constante atualização, buscando reunir informações e notícias sobre a vacinação.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE