Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dois ônibus, uma só passagem: Integração da linha Parque Ermitage

Sistema começa a funcionar neste domingo, 3 de março, e só será possível com cartão RioCard

A partir do dia 3 de março, o Programa IntegraTerê – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana – passa a atender a mais usuários de ônibus em Teresópolis. Uma iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, a segunda fase do IntegraTerê irá beneficiar os passageiros da linha Parque Ermitage, que poderão utilizar outras linhas de ônibus e circular entre os bairros da cidade pagando apenas uma passagem. Desde setembro de 2018, o sistema já beneficia os usuários da linha Imbiú x Rodoviária. O programa conta com a parceria da Viação Dedo de Deus Ltda (VDDL) e da RioCard.

Com a integração, o ônibus Parque Ermitage passa a circular de 50 em 50 minutos, o que representa um ganho de 40 minutos em relação ao antigo horário de circulação do coletivo.

O trajeto do Parque Ermitage passa a ser o seguinte: saindo do conjunto habitacional Parque Ermitage, o ônibus passa pela Rua Manoel José Lebrão, entra na Rua Heitor de Moura Estevão (antiga Itapicuru), sai na Avenida Lúcio Meira (em frente à Calçada da Fama), seguindo novamente para a Rua Manoel José Lebrão até retornar para o ponto de origem, o conjunto habitacional Parque Ermitage.

Neste trajeto, os usuários podem descer em qualquer ponto e ingressar em outro coletivo para qualquer outro bairro da cidade, sem ter que pagar uma segunda passagem. Entretanto, a volta não contará como integração, pois o sistema é unidirecional. 

O objetivo da Prefeitura de Teresópolis é ampliar o IntegraTerê – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana – para outros bairros da cidade. “Estamos elaborando um projeto de mobilidade urbana para o município, onde será possível ampliar a mobilidade por meio do transporte coletivo para outros bairros da cidade, atingindo toda a nossa população”, disse o Prefeito Vinicius Claussen. 

Atenção: a Integração só funciona com o cartão RioCard
Uma grande vantagem do sistema implantado é que as rodoviárias de integração não são necessárias. O único critério para usar a integração é ter qualquer cartão de ônibus RioCard.

O cartão RioCard pode ser adquirido no Posto Teresópolis, localizado na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea. É através do cartão que o sistema valida e controla o tempo e a direção da integração.

Para facilitar os moradores do conjunto habitacional Parque Ermitage, a RioCard vai instalar a partir desta terça-feira (26), um posto avançado de atendimento dentro do bairro. O objetivo é agilizar o atendimento dos moradores, principais usuários da linha. 

Como a integração funciona em Teresópolis 

A integração é um dos braços do sistema de mobilidade urbana através da qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, desde que, utilizando o cartão RioCard, passe na catraca do ônibus seguinte dentro de um determinado período de tempo. 

Ao passar na catraca do primeiro ônibus, o usuário apresentará seu cartão ao validador. Não existindo saldo, o cartão eletrônico vale-transporte será recusados, devendo o usuário pagar sua passagem em dinheiro, utilizando o ônibus normalmente sem sistema de integração. 

Existindo saldo, será debitado o valor de uma passagem no cartão vale-transporte eletrônico. Após o débito, o validador gravará no cartão dados referentes à data, hora, linha, sentido e tempo de integração de uma hora e meia.

O usuário desce na parada onde pretende embarcar em outro ônibus de outra linha e, ao entrar no segundo ônibus, o usuário apresentará seu cartão ao validador, o qual verificará se há informações gravadas no cartão referente à integração. Existindo tais informações, o validador verificará se a linha e sentido desse segundo ônibus pode integrar com a linha e o sentido do primeiro ônibus, tomando por base a matriz de integração, assim, a catraca será liberada sem ser debitada uma nova passagem. A integração funciona uma única vez.

As vantagens da integração

A integração por meio do cartão eletrônico possui vantagens para qualquer usuário e para todo o sistema de transporte coletivo:
1.    Segurança – a circulação de menos dinheiro dentro do ônibus diminui o possibilidade da ocorrência de assaltos. E em caso de perda ou roubo, é só cancelar o cartão.
2.    Economia – no intervalo de 90 minutos, o usuário pode utilizar dois ônibus e pagar apenas uma passagem.
3.    Praticidade – o usuário pode fazer integração com outra linha em qualquer ponto de parada.
4.    Agilidade – o embarque fica mais rápido, já que não é preciso aguardar o recebimento de troco.

Outro ponto importante do Bilhete Único – elogiado e recomendado pelo Banco Mundial – foi o índice médio de abatimento, da ordem de 25% no custo de vale-transporte das empresas.

Vantagem financeira do sistema
Hoje, se uma pessoa pega dois ônibus, para ir e dois para voltar de algum lugar durante 6 dias por semana, o gasto é de R$ 384,00.
Com a integração, a economia mensal será de 50%, ou seja, R$ 192,00 vão ficar no bolso do usuário de transporte coletivo, todos os meses.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que a integração contribui diretamente para o crescimento no índice da empregabilidade. Isso acontece por causa da redução de custos com transporte proporcionado pelo programa. Os empregadores deixam de selecionar seus funcionários a partir do local onde moram, gerando um equilíbrio na distribuição de empregos entre moradores de diferentes bairros e regiões.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE