Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dicas para decoração em ambientes pequenos

Com consumidores optando cada vez mais por espaços menores, decorar pode ser um desafio

Nina Benedito
@ninabenedito

Casas e apartamentos pequenos estão sendo cada vez mais procurados, mas isso não significa que precisam ser ambientes apertados e sem charme. A decoração desses ambientes menores é a chave para tornar esses espaços mais amplos, agradáveis e confortáveis. Recentemente a Designer de Interiores Alessandra Amiúna esteve no “Programa da Nina” e deu dicas valiosas de como otimizar o espaço pequeno de forma simples e elegante. Segundo ela, com bom senso e a técnica adequada de com o tamanho, é possível, inclusive, fazer com que um espaço pequeno pareça grande.
Depois da entrevista, estivemos em um apartamento da Gênesis Empreendimentos para entender melhor essa dinâmica. Inicialmente, a pessoa pode achar que todos os móveis não vão caber, mas visitando o modelo do imóvel decorado constatamos que é possível ter tudo que é preciso para decorar um ambiente pequeno e ainda assim ele parecer maior do que realmente é. “A forma de você compor um ambiente é o que o torna aconchegante e espaçoso”, enfatiza Amiúna.  A medida da sala que visitamos era de 12 metros quadrados, bem pequena, contudo a consultora conseguiu colocar uma mesa de jantar, sofá, mesinha de centro, mesinha de canto, um pequeno puff, tapete e pintou um painel em uma das paredes do ambiente para criar um diferencial. 

O sofá ideal
A principal dúvida em um apartamento pequeno, ou até em uma casa que possua uma sala pequena, é com relação ao sofá, o ideal é a pessoa saber qual o tipo e tamanho a utilizar. O sofá living é mais reto, seco, e que em casas maiores, geralmente é usado em salas de estar que não tem TV, onde se recebe as pessoas.  O sofá retrátil é o sonho de consumo de muitas pessoas, contudo, em um ambiente pequeno, é preciso abrir mão de outras coisas, como por exemplo, da mesinha de centro, mas poderá ser colocada uma mesinha de canto. Tanto o sofá living quanto o retrátil, é importante saber o tamanho exato do ambiente.

As dicas da Designer
“No apartamento decorado, a parede onde está o sofá tem 3 metros e 85 centímetros, e o sofá living tem 1,80m por 87cm de profundidade, o que sobra espaço inclusive para usar como espaço de circulação. Já o retrátil tem 2 metros por 92cm de profundidade, e quando se estende ele, fica com 1,37m. No dia a dia posso usar o retrátil fechado, e quando se quer um conforto maior, podemos usá-lo aberto, para assistir um filme, comer uma pipoca”, explica Alessandra. “Para quem tem um apartamento de 60 metros quadrados, que é mais ou menos o padrão exigido pela Caixa Econômica, a parede que a gente tem para trabalhar é de 3,80cm, se for um sofá retrátil ele tem que ter 2 metros por 92cm de profundidade, e se for um sofá living até 2 metros dá para usar, mas com uma medida um pouco menor, a gente consegue colocar uma mesinha de centro, por exemplo”, enfatiza a consultora.
Para caber uma mesa de jantar confortável para quatro pessoas, como essa que tem 1,20 por 80, outra dica é a escolha das cadeiras, já que não pode ser uma peça muito grande. Existem cadeiras com profundidade de 60, 70, 80cm, e em uma mesa com essas medidas, a cadeira tem que ser mais sequinha, mais reta e a de 60cm seria a mais indicada nesse caso, pois não ocupa tanto espaço e a área de circulação fica liberada.

Truques para aumentar o ambiente
“Essa sala tem 12 metros e 40cm, é pequena, mas existem alguns truques para dar a impressão de que a sala é maior. Uma coisa que podemos lançar mão é o tapete”, diz Amiúna.  O primeiro exemplo é um sofá living com um tapete de 3 metros por 2,50cm, tamanho padrão que se consegue comprar já pronto. “O que acontece é que eu não posso usar um tapete menor que o meu espaço. O tapete tem que pegar ou a ponta do sofá, ou tem que encostar na parede para que o sofá fique totalmente em cima dele. Na outra foto o sofá é o retrátil e já não dá para colocar uma mesinha de centro, caso contrário o ambiente ficará com aspecto de entulhado e quando a pessoa quiser abrir o retrátil, vai ter que tirar a mesinha de centro. O que se pode colocar, é um pequeno puff ao lado para servir de apoio”, explica. “E quando se coloca um tapete bem menor do que o espaço, parece que a sala fica menor ainda, logo, não se usa, pois ele diminui o ambiente. O certo é, ou você coloca um tapete que pegue da metade do sofá pra frente, ou que todo sofá fique em cima do tapete, o que dá a sensação de aumento do espaço.  Nunca colocar o tapete do começo do sofá pra frente. O tapete traz a sensação de aconchego, dá vontade de ficar naquele ambiente”, conclui Amiúna.

Onde comprar o sofá ideal
A Martuchelli é uma solução incrível em Teresópolis, pois tem absolutamente tudo que é preciso para decorar uma casa. Da areia e do cimento até o talher da mesa de jantar, cortinas, almofadas, roupa de cama e o sofá ideal para qualquer ambiente. Se não tiver o que o cliente está precisando, a Martuchelli consegue providenciar. Crediário próprio e parcelamentos. E no momento em que estamos mais tempo em casa, vale a pena investir nesse conforto, nas coisas que você quer mudar ou modernizar no seu lar, a hora é essa.  A nossa casa, merece toda a nossa atenção. Comprando na Martuchelli, o cliente ganha uma consultoria com Alessandra Amiúna, de acordo com o ambiente. O endereço é a Rua Wilhelm Cristian Kleme, loja 3, no Francis Center – Ermitage. Telefone: 3643-1526 e Instagram @martuchellihomecenter
A Designer de Interiores e Paisagista Alessandra Amiúna oferece consultoria através de seu escritório AW Paisagismo e Interiores, localizado na rodovia Teresópolis-Friburgo, quilômetro 04, loja 12. Telefones (21) 9 9552-7260 e (21) 9 7157-5771.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE