Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia mundial do Chocolate

Dia 07 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, a data registra a introdução dessa delícia na Europa ainda no século 15.

Nina Benedito

@ninabenedito

A palavra chocolate, de origem grega, significa “alimento dos deuses”. Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate foram os Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala por volta de 1.500 a.C. É por meio do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis que o chocolate chega a Europa e se difunde pelo mundo. Por volta de 1.700 as “Casas de Chocolate” começaram a competir com as “Casas de Café” em Londres. O hábito de comer chocolate em pedaços se tornaria popular em 1847. Na Suíça surge a mistura consagrada de chocolate, leite e açúcar, dando origem ao chocolate como é conhecido nos dias atuais. O Brasil é considerado o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo.

A Choco Serra e a Festa do Chocolate em Teresópolis

A cidade de Teresópolis realiza desde de 1997 uma deliciosa festa em homenagem ao Chocolate, a tradicional Choco Serra, criada pelo então Secretário de Turismo, José Elias Martins, que idealizou o evento com o tema chocolate envolvido em todos os produtos da festa, e assim foi realizado até o ano de 2008, em vários locais pitorescos como o Hotel Higino, Hotel Várzea e também no Hotel Alpina, chegando a receber em torno de 60 ônibus de turismo para o evento. Com a mudança de governo, a festa foi paralisada por um longo período. Em 2017, um grupo da iniciativa privada resolveu criar a Festa do Chocolate que teve sua primeira edição realizada na Casa de Portugal, com várias atrações, e claro, muito chocolate.  Em 2019 a secretaria de cultura resgatou o evento, mas devido á pandemia as festas  estão suspensas e a expectativa é que ambas retornem em 2022 com muitas novidades.

Os benefícios do chocolate para a saúde.

Uma pesquisa realizada pela University of L’Aquila na Itália, aponta que comer chocolate todos os dias pode fazer bem até para o cérebro.  Consumir a versão amarga, é benéfico para a capacidade cognitiva, melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal. Pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir o estresse. O cacau apresenta cafeína que é uma estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, e o magnésio que ajuda na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.

Chocolate x Acne

Segundo a dermatologista Dra Renata Ayd, uma alimentação muito gordurosa e rica em carboidratos, levam a uma pele mais oleosa e assim propensa a ter mais acne. “Não há nenhuma substância específica no chocolate que leve á acne, assim como também o amendoim que muitas vezes é culpado, ele causa acne porque é muito gorduroso, mas também não tem uma substância específica. O que se sabe do chocolate é que ele possui antioxidante, tem bastante triptofano que vai produzir serotonina sendo muito utilizado para a melhora do humor. Temos que consumir com moderação porque como é um alimento muito calórico, se for consumido em excesso, realmente  vai levar a um quadro de acne como qualquer doce ou qualquer outro açúcar ou gordura. Os alimentos que a gente sabe que tem substâncias específicas que desencadeiam a acne são o leite, não é a lactose, é uma outra substância, então não adianta tomar o leite sem lactose, e Whey Protein que também é um concentrado de leite, então o consumo deste causa bastante acne, mas o chocolate se for consumido com moderação, não tem problema nenhum. Pode comer que não vai dar acne, se tiver com a pele limpinha e com a alimentação em dia é só não abusar dele” afirma a dermatologista.

Chocolate preto ou chocolate branco?  Vilão ou mocinho?

Segundo a nutricionista Fernanda Gonçalves, o chocolate branco nem deveria ter essa nomenclatura , porque tem na sua composição manteiga de cacau e não a massa de cacau. É o teor de massa de cacau que faz com que a gente dê a nomenclatura do chocolate, por exemplo , chocolate ao leite, chocolate meio amargo, de acordo com o teor de massa de cacau presente. Falando do chocolate preto mesmo, quanto maior o teor de massa de cacau, maior o teor de fitoquímicos, o chocolate verdadeiro, rico em cacau, tem duas vezes mais flavonoides  que o vinho e já há efeitos comprovados  em combate á obesidade, diabetes, hipertensão, ansiedade, depressão, doença cardiovascular, redução do colesterol ruim, combate ao envelhecimento precoce.  Segundo a nutricionista, a quantidade diária ideal , costuma ser entre 25 a 30 gramas, a maioria dos estudos focam em 25 gramas. “ Quando o chocolate é numa versão mais saudável , a partir dos 70% de cacau, as embalagens já são comercializadas com cerca de 25 a 30 gramas, justamente para estar nessa porção diária, então as empresas estão antenadas, sabem que as pessoas que procuram esse chocolate mais saudável, preferem um teor mais amargo. E diferentemente desse chocolate verdadeiro, que é bom ser consumido  diariamente de 25 a 30 gramas, sendo 70% e acima de cacau, o chocolate branco não, ele acaba tendo um potencial inflamatório pelo auto teor de leite e açúcar” explica a nutricionista.

Os benefícios do chocolate para o coração.

Fica evidenciado que o chocolate traz muito mais benefícios para a nossa saúde do que poderíamos imaginar, contudo, se consumido com moderação e com o percentual adequado de massa de cacau. O cardiologista Dr. Fernando Munaiar afirma que o chocolate acima de 75% possui tanino e flavonoides, substâncias que protegem o coração e os vasos sanguíneos.

A primeira fabricante de chocolates de Teresópolis

O comerciante Paolo Nicotina veio da Itália no final dos anos 50 com o sonho de trabalhar com o que havia aprendido em seu país, e trouxe as delícias e os segredos da confeitaria europeia para o Brasil. Chegando em Teresópolis no ano de 1960 inaugurou a Confeitaria Itália e conheceu sua esposa D. Denair Nicotina que veio a se tornar sua sócia nos negócios. Hoje, com especialização e foco no chocolate, a Confeitaria Itália passou a se chamar Chocolates Itália, comandada pela família Nicotina. Com mais de 60 anos no mercado, a Chocolates Itália mantém o mesmo padrão de qualidade e o mesmo atendimento da família para o cliente. Entre os seus tradicionais e famosos produtos estão o chocolate ao leite, meio amargo, diet, zero açúcar e zero lactose em brownies, pão de mel, marzipam, biscoitos entre outros. Filha dos fundadores, Ana Paula Nicotina conta que a variedade de produtos produzidos atrai os paladares mais exigentes. “As variadas trufas, nossos brownies e pães de mel recheados e os chocolates com laranja cristalizada pela casa atraem bastante o nosso público. Outro dia mesmo, ouvi de um cliente que nossos brownies são os mais deliciosos que ele já comeu. Isso é incrível e motivacional” conta a empresária.

Viva o Chocolate! Com moderação, vamos aproveitar!

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Saiba como solicitar a segunda via da Carteira de Identidade

Armado com faca, homem tenta roubar casa de idosa de 80 anos

Dengue: sobre para quatro o número de óbitos em Teresópolis

Mulher presa vendendo cocaína no Rosário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE