Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia do Agricultor: profissionais celebram programas e ações do Estado

?Celebra-se no dia 28 de julho o Dia do Agricultor e, no estado do Rio de Janeiro, isso se soma à nova lei de isenção do ICMS no fornecimento de energia elétrica que pode beneficiar pelo menos 30 mil proprietários rurais fluminenses nos próximos anos. A isenção está condicionada à comprovação anual da exploração da atividade agrícola ou pecuária e de alguns documentos.

Celebra-se no dia 28 de julho o Dia do Agricultor e, no estado do Rio de Janeiro, isso se soma à nova lei de isenção do ICMS no fornecimento de energia elétrica que pode beneficiar pelo menos 30 mil proprietários rurais fluminenses nos próximos anos. A isenção está condicionada à comprovação anual da exploração da atividade agrícola ou pecuária e de alguns documentos.

Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE de 2017, existem no estado do Rio mais de 160 mil trabalhadores rurais na produção agrícola para 190 mil hectares em terras cultivadas. Sua base está na agricultura familiar.

– O agronegócio é sinônimo de muito orgulho para o estado. A Secretaria de Agricultura parabeniza o trabalhador rural que dia após dia dá o seu suor na lavoura para trazer um alimento de qualidade. O agro conquistou grandes vitórias: batemos a meta na vacinação da febre aftosa, inauguramos o Espaço do Agricultor em Miguel Pereira que será replicado em todos os municípios. E a mais recente conquista: a isenção de ICMS sobre energia elétrica nas propriedades rurais. A secretaria sempre estará ao lado do agricultor disponibilizando incentivos através do Agrofundo para auxiliar na produção e aquisição de equipamentos – ressalta Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

Mesmo em meio às dificuldades da pandemia de Covid-19, os agricultores não pararam suas atividades. O agricultor Washington Sato de Guapimirim contornou as dificuldades desse período complicado.

– Sou produtor de milho, aipim, quiabo, feijão e meu carro chefe é a goiaba. Possuo uma pequena agroindústria produtora de goiabada. Nossa produção anual é cerca de 100 toneladas da fruta. Na pandemia foi um pouco complicado, porém a comercialização foi mantida, não paramos um dia sequer, sempre seguindo com as precauções e protocolos. Com o apoio da Emater-Rio, através do Agrofundo, utilizamos a linha de crédito Prosperar que nos ajudou na aquisição de máquinas e equipamentos para a fábrica, sendo de fundamental importância para continuarmos atendendo a demanda – explicou o produtor.

As mulheres seguem conquistando seu espaço no campo e se afirmando como fundamentais.

– Trabalhamos com a produção de flores com destaque para girassóis que na minha família vem de gerações. Começou com meus avós, depois com meus pais e hoje assumo essa missão ao lado do meu marido Leandro e do nosso filho, Lucas. Temos muito orgulho do nosso trabalho. Passamos por dificuldades por conta da pandemia, mas nunca desistimos. Com a ajuda da linha de crédito Florescer foi possível investir na nossa produção que hoje é de 700 molhos de girassol por semana – destacou a produtora Claudia Carvalho Lage, de Miguel Pereira.

Agrofundo

Programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura, operacionalizado pela Emater-Rio, que concede financiamentos a juros baixos a produtores rurais, através de diversas linhas de fomento: Multiplicar, Prosperar, Florescer, Cultivar, Frutificar, Rio Leite, Energia Limpa, Rio Ovinos, Rio Mel e Rio Genética. Desde o início da pandemia, foram mais de 220 produtores beneficiados, totalizando um pouco mais de R$ 4 milhões em créditos concedidos.

Saiba como solicitar o benefício

Para solicitar o empréstimo entre em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou através do e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE