Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dia da Imunização: o papel da vacina na erradicação e no controle de doenças

Instituído pelo Ministério da Saúde para alertar sobre a importância das vacinas, o Dia Nacional da Imunização foi celebrado nesta quarta-feira, dia 9, num cenário que ressalta o contexto da pandemia e reforça a importância da campanha de combate à Covid-19.

Instituído pelo Ministério da Saúde para alertar sobre a importância das vacinas, o Dia Nacional da Imunização foi celebrado nesta quarta-feira, dia 9, num cenário que ressalta o contexto da pandemia e reforça a importância da campanha de combate à Covid-19.

Entre os grandes avanços mundiais na área da saúde, a erradicação, em todo o território nacional, de doenças infecciosas como a poliomielite (paralisia infantil) e a varíola se deu graças aos esforços e à dedicação de sanitaristas e infectologistas. A invenção das vacinas significou uma revolução na saúde pública ao proteger a população de várias doenças.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), garante o acesso gratuito a 19 vacinas, que protegem contra mais de 40 doenças. Criado pelo Ministério da Saúde em 1973 com o objetivo de oferecer todas as vacinas com qualidade à população que nasce no país, o PNI foi institucionalizado em 1975.

Em 1977, o primeiro Calendário Nacional de Vacinação trazia como obrigatórias quatro vacinas no primeiro ano de vida: a BCG, contra tuberculose; a vacina oral contra a poliomielite (VOP); a vacina contra Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP); e a vacina contra o sarampo. Ainda na lista de doenças com prevenção por meio da vacinação estão meningite, caxumba, rubéola, hepatites virais, gripe, pneumonia, tuberculose e febre amarela.

– Sempre reforçamos que é necessário que a população fique atenta às campanhas e compareça aos postos de saúde para se vacinar. A vacina contra a gripe, por exemplo, é tão importante quanto a da Covid-19 porque ajuda a prevenir os casos graves e óbitos de julho a setembro, período de sazonalidade da doença no Brasil – esclarece o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde Mário Sérgio Ribeiro.

O subsecretário alerta, ainda, para a importância do cumprimento do esquema vacinal na imunização contra a Covid-19:

– É importantíssimo que as pessoas retornem aos postos de saúde para tomar a segunda dose e completar esse ciclo. Somente dessa forma haverá a garantia de imunização contra a doença. Mesmo para aqueles que já tomaram as duas doses, é recomendado manter os protocolos sanitários, tais como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE