Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran vai retomar emissão de documentos em Teresópolis

Serviço de retirada ou renovação de CNH estava parado no município desde o início da pandemia

O Detran.RJ montou mais uma força-tarefa de atendimento e reabriu, no último sábado, 07, 17 unidades oferecendo cinco mil vagas para os serviços de habilitação. Para o próximo sábado (14), outras 23 unidades serão abertas e oito mil vagas oferecidas para habilitação, estando Teresópolis entre os municípios atendidos. "Até o fim do mês queremos reabrir todas unidades que ainda estavam fechadas desde o início da pandemia. Também vamos continuar com os mutirões, enquanto houver a demanda represada dos meses sem serviços por causa da pandemia", afirmou o presidente do Detran Adolfo Konder.
A ação do último sábado marcou a última etapa de retomada do Detran que reabrirá todas as unidades de habilitação no estado do Rio até o fim deste mês. No total, serão reabertos os 98 postos de atendimento deste serviço. Neste sábado, os postos reabertos foram distribuídos em seis bairros da capital e outras 12 cidades espalhadas pelo Estado. A cada semana de novembro, sempre cumprindo os protocolos de saúde da pandemia, outros postos serão reabertos.
No próximo sábado, 14, na capital e região metropolitana serão reabertos os postos de: Cantagalo, Centro, Guadalupe (Shopping Guadalupe), Ilha do Governador, Irajá (Shopping via Brasil), Magé, Mesquita, Paracambi, Rio Bonito, São Gonçalo (Neves) e Sulacap Shopping. E no interior serão os postos de: Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jesus de Itabapoana, Itaguaí, Itaocara, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Resende, Vassouras e Teresópolis. A unidade do município funciona no segundo piso do Teresópolis Shopping. 
Entre os serviços disponíveis estão renovação da carteira de motorista, primeira e segunda via de CNH; adição e mudança de categoria; troca da permissão pela definitiva; e alteração de dados com inclusão de atividade remunerada. Durante a semana, as unidades funcionam das 8h às 17h. Nos sábados, dia dos mutirões, os trabalhos abrem às 10h e encerram às 17h. "Nosso objetivo é servir bem à população e ampliaremos os mutirões se, no fim de novembro, identificarmos que a demanda acumulada na pandemia permanece", frisou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Os serviços do Detran ainda precisam de agendamento, tanto nos mutirões quanto nos dias úteis, para evitar aglomeração nos postos. O agendamento é feito sempre pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, ou pelo site www.detran.rj.gov.br. O agendamento para o mutirão abre sempre às quintas-feiras. É importante não levar acompanhante para os postos, a não ser que seja extremamente necessário para o usuário do serviço.

Agendamentos
O Detran.RJ mudou o sistema de agendamento de serviços e passou a oferecer 200 mil vagas de uma só vez. Até então, as marcações eram feitas apenas para dois dias seguintes e, agora, será possível marcar os serviços de habilitação para até 15 dias úteis adiante e de veículos para até cinco dias úteis à frente. Segundo o presidente do Detran, Adolfo Konder, a ampliação é mais uma medida para diminuir a demanda represada no período em que as unidades ficaram fechadas devido à pandemia. Além disso, a expectativa é que o novo modelo de agendamento vai reduzir também a ação de oportunistas que tem cobrado taxas para realizar a marcação de serviços. Esses falsos despachantes têm oferecido serviços ilegais em filas presenciais nas unidades do Detran e até nas redes sociais. – Nesse primeiro mês, determinei uma força-tarefa para fechar o cerco a esses golpistas. Fizemos duas operações na sede em outubro, e cinco pessoas foram autuadas. Também solicitei apoio ao secretário de Polícia Civil (Allan Turnowski). O cerco vai fechar ainda mais – afirmou o presidente do Detran.
Na manhã desta terça, a corregedoria do Detran, com apoio da Polícia Civil, esteve em endereços ligados a Lucas Hassan Fernandes Coutinho. Ele apareceu numa reportagem na segunda-feira, 09, oferecendo “furar a fila” do agendamento. A intimação policial foi deixada com parentes do suspeito para que ele compareça à delegacia para dar esclarecimentos. Neste ano, 28 pessoas foram conduzidas à delegacia após serem investigadas pela Corregedoria. Cinco delas foram flagradas em duas operações ocorridas em outubro nos arredores da sede do Detran, no Centro do Rio. Outras cinco sindicâncias estão em andamento e novas operações estão previstas.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE