Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran vai cadastrar veículos comercializados em concessionárias

Objetivo é criar uma base nacional para facilitar procedência e legalidade dos automóveis

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, participou de reunião, esta semana, com representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das empresas concessionárias e distribuidoras de veículos para apresentar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). O Renave é um registro que será implantado pelo Denatran com o objetivo de criar uma base nacional de veículos que estejam à venda. O controle, automatizado, permitirá que donos de estabelecimento de compra e venda de veículos verifiquem procedência e legalidade do automóvel. Além disso, as transações ficarão registradas no sistema, permitindo o seu acompanhamento ao longo da história do veículo. “Estamos aqui no Detran do Rio promovendo e incentivando o encontro dos agentes envolvidos no sistema de trânsito. Este é um papel que queremos incentivar para iniciar uma nova era em que as decisões sejam discutidas e aperfeiçoadas pelo mercado, antes de serem implantadas”, explicou Konder. 
Eduardo Sanches Faria representou o Denatran e explicou aos agentes do setor os benefícios do processo de registro e as necessidades tecnológicas do recurso. O Detran do Rio está analisando também o novo sistema e promoverá novas reuniões entre as partes, a cada bimestre. Também participaram do encontro o deputado Leo Vieira, representando a Alerj, além do vice-presidente Leonardo da Silva Morais, e dos diretores Robson Pereira Neves (Veículos) e Bruno Lemos (TI).

Novo passo a passo para compra e venda de usados
A compra e venda de carros usados tem novo processo a partir desta semana, em todo o Brasil. A resolução 809/2020, de 15 de dezembro de 2020, alterou a forma de negociação entre comprador e vendedor. Saiba como proceder.
Passo 1 – O vendedor do veículo deve comparecer a uma unidade do Detran.RJ, mediante agendamento prévio, para realizar a Intenção de Venda e solicitar a Emissão da ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), que é um documento equivalente ao que chamavam comumente de DUT recibo. O vendedor deve apresentar cópia simples de RG e CPF do comprador.
Passo 2 – O vendedor e o comprador do veículo devem ir a um cartório para assinar e reconhecer firmas no documento (ATPV-e).  
Passo 3 – Se o vendedor e o comprador fecharem negócio: O vendedor faz a comunicação de venda e o comprador realiza o processo habitual de transferência de propriedade, mediante agendamento. É necessário apresentar o ATPV-e no dia da vistoria. Se o vendedor e o comprador NÃO fecharem negócio: O vendedor comparece a uma das unidades do Detran para informar que não vendeu o veículo. 
– Para obter o documento digitalmente: Baixe o CRLV digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o passo a passo completo você encontra no site do Detran: http://www.detran.rj.gov.br/). Após baixar o CRVL-e, aparecerá também o número do recibo, o CRV.
– Se você possui o CRV em papel, já emitido antes do dia 4 de janeiro, o documento continuará valendo. Será necessário realizar esse novo processo apenas se: O veículo tiver alguma alteração de característica, houver mudança de estado ou município, venda do automóvel.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE