Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran realiza campanha do Maio Amarelo em Teresópolis

Uso de celular ao volante é um dos principais motivos de preocupação no município

Agentes da Coordenadoria de Educação do Detran.RJ conversaram com 792 pessoas na manhã desta segunda-feira (27) na Praça Santa Tereza, em Teresópolis. O objetivo foi alertar pedestres sobre a importância do uso de faixas, passarelas e passagens subterrâneas na hora de atravessar vias, entre outras responsabilidades para evitar acidentes. A Operação Transite Seguro faz parte da Campanha Maio Amarelo que, este ano, com o slogan "No trânsito, o sentido é a vida", enfatizou a segurança do pedestre. Daniele Brilhantino, que chefiou a equipe em Teresópolis, ressaltou que "muitas pessoas abordadas parabenizaram o Detran.RJ pela ação e pela campanha".
A ação em Teresópolis foi um convite de Fernanda Biagioli da Silva, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária e moradora de Teresópolis. Ela lembrou que, embora o índice de acidentes no município seja pequeno, muitos são causados pelo uso indevido do celular. "Atualmente, o uso do celular está matando tanto quanto a bebida alcoólica".
Marideise Thiago Castro e Silva, do movimento de motociclistas Filhas do Vento e da Liberdade, que reúne apenas mulheres, criticou a falta de educação de todos no trânsito. "O pedestre é muitas vezes responsável porque está com pressa e nem sempre aguarda o sinal fechar para atravessar a rua".
Entre as pessoas abordadas em Teresópolis estava o corretor de seguros Eduardo Falcão, 62 anos, para quem "é preciso haver uma conscientização dos motoristas e maior respeito ao pedestre e ao ciclista". Já o empresário Paulo Lima, 55 anos, que estava com o filho Arthur, de 10 anos, elogiou a inciativa e lembrou que quando se casou, sua lua de mel foi interrompida por um acidente na Rodovia Niterói-Manilha, quando ele e a esposa se dirigiam ao litoral do Espírito Santo e dois cavalos atravessaram a via em que transitavam.
No evento também estavam presentes agentes da Guarda Municipal do Rio e atores vestidos de super-heróis. O Batman João Xavier, de 30 anos, disse que "os pedestres confundem a faixa com imortalidade e alertou que os motoristas devem ter mais atenção". Já a Mulher Maravilha Werenna Marques, de 19 anos, enfatizou que "muitas pessoas não têm consciência que devem sempre atravessar na faixa de pedestres".
Além da importância da faixa, os agentes do Detran.RJ lembraram aos moradores de Teresópolis que devem respeitar a sinalização, andar na calçada, atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro e não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas. Segundo dados do Detran.RJ, 39% das 1.925 mortes no trânsito do Estado do Rio no ano passado foram por atropelamento. Na Região Serrana, das 1.263 vítimas de acidentes de trânsito em 2018, 83% sofreram acidentes em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE