Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

DETRAN promove ação de segurança no trânsito em Teresópolis

- Agentes da Coordenadoria de Educação do departamento abordam pedestres e mostram importância da adoção de atitudes seguras e preventivas

O Detran vai promover em Teresópolis, nesta segunda-feira, a Operação Transite Seguro. Trata-se de uma ação da Campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é reduzir o número de vítimas em acidentes de trânsito. A ação será realizada das 10h às 12h, na Rua Manuel Madruga, na Praça Olímpica. Os agentes da Coordenadoria de Educação do Detran vão abordar os pedestres mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas. A Campanha Maio Amarelo deste ano, com o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, tem como foco o pedestre. Os agentes vão falar com moradores de Teresópolis sobre o uso de faixas, passarelas e passagens subterrâneas para atravessar as vias. O respeito à sinalização e a necessidade de se andar na calçada, atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro e não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas são também comportamentos essenciais.

Segundo dados elaborados pelo Detran, 39% das 1.925 mortes no trânsito do Estado do Rio no ano passado foram por atropelamento e, embora o número de vítimas esteja caindo a cada ano, ainda é muito alto. Em 2018, por exemplo, foram 28.053, entre mortos e feridos. Na Região Serrana, o número de vítimas em acidentes de trânsito caiu 9,6% em 2018 em relação ao ano anterior. Foram 1.263 vítimas contra 1.397 em 2017. Dos 14 municípios que formam a região, 83% das vítimas sofreram acidentes em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Os acidentes em Petrópolis provocaram 369 vítimas, entre mortos e feridos. As vias mais perigosas foram a BR 040, a Estrada União Indústria e a Estrada da Saudade. Em Teresópolis, foram 367 vítimas, principalmente na BR 116, na RJ 130 e na Avenida Tenente Luiz Meirelles. E em Nova Friburgo, foram 313 vítimas, a maior parte na Avenida Governador Roberto Silveira, na RJ 116 e na RJ 130. 
Os acidentes de trânsito nos demais municípios da Região Serrana provocaram os seguintes números de vítimas, entre mortos e feridos: São José do Vale do Rio Preto (60 vítimas), Bom Jardim (36), Sumidouro (20), Trajano de Moraes (18), Cantagalo (17), Santa Maria Madalena (17), Cordeiro (15), Duas Barras (10), São Sebastião do Alto (8), Macuco (7) e Carmo (6). Este mês, a Operação Transite Seguro já foi realizada em nove vias da Capital e também nos municípios de Mesquita, Guapimirim e Duque de Caxias. Após a ação em Teresópolis serão realizadas três, todas em vias da Capital, nos dias 29, 30 e 31 de maio. Ao longo deste mês, o Detran também está promovendo 17 palestras de conscientização em empresas e escolas. As próximas serão dia 27, no Colégio Estadual Professor Antonio Maria Teixeira Filho, no Leblon; dia 28, na Fábrica de Lubrificantes da Petrobras, em Duque de Caxias; e dia 30, na Racional Engenharia, no Anil.
O Detran também realizou duas capacitações para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, uma em Petrópolis, no dia 8, e outra em Cambuci, no dia 23 de maio. Nessas ações, os agentes explicaram aos professores como podem trabalhar o tema trânsito dentro do conteúdo pedagógico em sala de aula, em matérias como Português e Matemática.  Além disso, são distribuídos aos professores CDs com músicas educativas e material didático para ser trabalhado com os alunos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE