Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran faz ações para conscientizar população nas férias

Além de fiscalizar condição dos veículos, órgão investe em etilômetro que captura nível alcoólico pelo ar

Os feriados de fim de ano e também as férias escolares são períodos em que algumas pessoas misturam direção e bebida ou direção e velocidade excessiva. Mas já está mais do que comprovado que essas combinações podem ser fatais. Pensando nisso, o Detran.RJ começou, na última semana, nova campanha de conscientização para a segurança no trânsito. A campanha traz duas mensagens principais: dirigir de forma segura e com o carro em ordem. Para isso, o Detran adquiriu um etilômetro que captura qualquer nível de álcool apenas com a medição do ar do veículo, sem o motorista precisar soprar o equipamento. – De janeiro até outubro deste ano, 24.573 pessoas já foram vítimas de acidentes, entre mortos e feridos. Já superamos o número de vítimas em todo 2019. E o período do fim do ano é quando mais acontecem acidentes com vítimas. A sociedade não pode achar isso normal. Tem que se conscientizar que há risco de morte sim – destacou o presidente do Detran.RJ Marcelo Bertolucci.
Desenvolvida pelo setor de Educação do departamento, a ação promoverá uma série de blitzen educativas. São as operações que não têm o objetivo de punir, mas sim de conversar com os condutores, entregar material educativo e também ensinar as crianças qual é o melhor comportamento no trânsito – e por sua vez, que elas sejam um forte aliado no convencimento dos pais e mães.
O número de feridos e mortos no trânsito nos primeiros dez meses de 2019 (24.573) já ultrapassou o total de 2018, quando 24.260 pessoas foram vitimadas. O número de acidentes se manteve persistente: 18.284 de janeiro a outubro de 2019 contra 18.011 nos dez primeiros meses de 2018. Os dados são da Coordenadoria de Estatística do Detran.RJ. A capital fluminense continua como a maior vilã, registrando o maior número de vítimas de acidentes. De janeiro a outubro deste ano foram 10.340 acidentados. A região metropolitana é a segunda neste triste ranking, com 8.693 vítimas. A concentração de veículos nessas duas regiões e a proximidade de comunidades populosas com as estradas são as causas do elevado índice.
Importante ressaltar que o governador Wilson Witzel sancionou a lei 8.610, em 5 de novembro passado, que dá prioridade de tramitação aos processos de condutores flagrados por ingestão de álcool e outras substâncias que causem dependência. São processos que podem culminar na suspensão ou cassação da habilitação do condutor. E se durante o cumprimento da penalidade o condutor for flagrado novamente por esta infração, sofrerá rito sumaríssimo. Ou seja, terá a habilitação cassada.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE