ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Detran disponibiliza curso de reciclagem preventiva

Data: 18/08/2019

Caso tenha atingido os 20 pontos, o condutor perde o direito ao curso e a punição é aplicada automaticamente. Se for aprovado no Curso Preventivo de Reciclagem, o motorista zera a punição por pontos - Divulgação Detran

O Detran.RJ já está disponibilizando o curso de reciclagem preventiva online para motoristas de veículos pesados e transporte de passageiros. São os condutores das categorias C, D e E, que estão em atividade, conforme a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao criar a alternativa à pena. O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores do setor de transportes e preservar a renda de muitas famílias por meio da educação no trânsito. Para ampliar a oportunidade de acesso dessas categorias, as aulas podem ser feitas no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br). “O condutor fluminense pode fazer o curso de qualquer lugar do país. É um benefício para quem trabalha nas estradas”, explicou o presidente do Detran Luiz Carlos das Neves. 
O Curso Preventivo de Reciclagem é oferecido para os motoristas que alcancem o mínimo de 14 e o máximo de 19 pontos na carteira de habilitação. Caso tenha atingido os 20 pontos, o condutor perde o direito ao curso e a punição é aplicada automaticamente. Se for aprovado no Curso Preventivo de Reciclagem, o motorista zera a punição por pontos.  As aulas não beneficiam condutores que cometam infrações mandatórias. Exemplos dessas violações são dirigir sob efeito de álcool (art. 165 do CTB) ou recusar-se a fazer teste, exame clínico ou perícia que permita certificar a influência de álcool ou outros produtos químicos (art. 165 A) e dirigir ameaçando pedestres ou veículos (art. 170). 
Quem estiver com a habilitação suspensa e for flagrado cometendo nova infração passa diretamente a responder por cassação da carteira e essa nova infração não concorre ao benefício do curso de reciclagem preventiva. As aulas do Curso de Reciclagem Preventiva podem ser feitas com as infrações no status de autuação, penalidade e trânsito em julgado, mas o benefício não elimina o pagamento das multas, também conforme a determinação do CTB. 
Somente motoristas em atividade remunerada, indicada pela observação EAR (exerce atividade remunerada) na carteira, poderão fazer o curso. Além do sistema online, aqueles que quiserem poderão assistir as aulas presencialmente em algumas unidades do Detran. Os candidatos têm que cumprir 30 horas de aulas e para serem aprovados, precisarão acertar 70% das questões de prova. 

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola municipal não vai ser fechada

Empresa auxilia na contratação de diaristas em Teresópolis

Maior festival multicultural do país abre inscrições na próxima semana

Estácio Teresópolis participa de ação no Dia Mundial da Limpeza

Teresópolis sedia mais uma edição do "Domingo Natural Integrativo"

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ