Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran aplicou 74 autos de infração e recolheu 23 CRLVs em Teresópolis

Órgão fiscalizou condições de segurança em veículos, flagrando 48 automóveis em situação irregular

Entre os dias 22 e 26 de fevereiro, o Detran.RJ realizou 13 ações da Operação Detran Seguro no estado do Rio, trabalho que verifica as condições dos itens de segurança obrigatórios dos veículos. Em Teresópolis, os agentes atuaram no sábado (22) na Rua Tenente Luiz Meirelles, bairro do Bom Retiro, verificando a documentação dos veículos e dos motoristas e itens considerados indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, no município foram aplicados 74 autos de infração, 23 CRLVs foram recolhidos, identificados 16 veículos com licenciamento vencido, e 35 encaminhados ao posto da Prata, onde ficaram até regularização. Dois foram apreendidos por já terem sido parados em outras operações e seus proprietários continuado a circular sem resolver os problemas apontados. 
Procedimentos – Caso seja verificada alguma irregularidade no veículo durante a inspeção e a falha puder ser resolvida no local, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação. Para isso, os agentes darão um tempo hábil para que o motorista providencie a regularização. Por exemplo, se um pneu estiver careca, o motorista poderá trocá-lo pelo estepe ou por um em condições adequadas e então será liberado. Se não puder ser resolvida na hora, os proprietários recebem uma notificação e têm sete dias para apresentar a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, as notificações são transformadas em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, o automóvel será removido.

O serviço
A operação teve início após o fim da vistoria obrigatória nos postos de atendimento do órgão, a partir do governo Wilson Witzel. 
Ainda de acordo com o órgão, as ações são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento, para dar garantia à população sobre a lisura das  operações. A Operação Detran Seguro conta com o apoio das câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. Com isso, os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE