Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Deputados conseguem novos carros para atender a Saúde

Veículos, adaptados para atendimento a portadores de deficiência, foram adquiridos através de emendas parlamentares

O governo municipal apresentou nesta quarta-feira (03) duas vans zero quilômetro adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência e adquiridos através de licitação. Os veículos foram comprados com verba de emendas parlamentares dos deputados federais Hugo Leal e Alexandre Serfiotis. "Os veículos serão usados para levar os pacientes para consultas e exames, entre outros procedimentos médicos, dentro e fora do município. E isso será feito com conforto e segurança, pois as vans são adaptadas para esse tipo de transporte, com local reservado para a cadeira de rodas e também possuem tacógrafos, ou seja, os motoristas terão que seguir a velocidade indicada para dias comuns e de chuva", explicou o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos.
O secretário destacou a iniciativa inédita do prefeito em comprar veículos adaptados, o que mostra a preocupação da gestão municipal com a inclusão das pessoas com deficiência. Antes da chegada das vans, os pacientes com deficiência eram transportados em carros de passeio da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Antonio Vasconcellos, as vans serão emplacadas e os tacógrafos lacrados. A partir daí, poderão transportar os pacientes. O prazo previsto para isso é de 20 dias.
Além da aquisição das duas vans, atualmente, a frota da Secretaria de Saúde é composta por uma ambulância de suporte avançado e duas ambulâncias básicas atuando no primeiro distrito; uma básica em Água Quente, atendendo à população do segundo distrito; e outra ambulância básica no Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, para atender ao terceiro distrito.  Em dezembro de 2018, a Prefeitura adquiriu nove carros de passeio para integrar a frota da Saúde. Dos nove carros, três estão sendo usados para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado fora de Teresópolis; dois foram enviados para o transporte de pacientes do Centro de Hemodiálise de Teresópolis; os outros carros estão servindo ao Centro de Atenção Psicossocial/Divisão de Saúde Mental e aos setores de Atenção Básica, de Vigilância Sanitária, e de Vigilância Ambiental em Saúde.

Recuperação da frota
Esta semana foi divulgada nota da Subsecretaria de Assessoramento de Transportes, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, em relação à recuperação da frota municipal. Segundo o documento encaminhado à imprensa, havia muitos veículos parados com problemas de manutenção e sem a documentação legal em dia. Diante disso, a iniciada a recuperação dos veículos, principalmente para atuação na Saúde, Educação e Serviços Públicos. “De um total de 203 veículos, 69 estavam condenados, encostados no pátio da garagem por falta de manutenção. Destes, 45 foram para leilão e 24 recuperados. Além desses, o setor conseguiu consertar mais 97 viaturas, que já estão rodando a serviço da população”, informou a PMT, através da Assessoria de Comunicação. 
Outro trabalho que vem sendo colocado em prática pela subsecretaria é o processo de regularização, junto ao Detran, de alguns veículos do município. Segundo dados da divisão, cerca de 40 veículos entre automóveis, motos, caminhões e ambulâncias, que há anos circulavam sem documentação, já estão normalizados. "Apesar das dificuldades financeiras, nos empenhamos ao máximo para possibilitar a recuperação e legalização destes veículos, que são importantes para a população. Serviços como transporte de pacientes, alunos, obras e outros precisam que os veículos estejam funcionando bem. Nossa missão é  trabalhar muito para que a frota fique em condições de uso", declarou o subsecretário de Transportes, Davi Serafim.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE