Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Deputado Milton Rangel participa de reabertura da FAETEC

O Deputado Estadual Milton Rangel participou nesta segunda-feira, 16, da reabertura da unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, em Teresópolis. O parlamentar esteve acompanhado de vereadores, autoridades locais e professores e alunos da unidade, que depois de um período de quase um ano de inatividade volta a receber mais de 800 estudantes em diversos cursos profissionalizantes.

Anderson Duarte

O Deputado Estadual Milton Rangel participou nesta segunda-feira, 16, da reabertura da unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, em Teresópolis. O parlamentar esteve acompanhado de vereadores, autoridades locais e professores e alunos da unidade, que depois de um período de quase um ano de inatividade volta a receber mais de 800 estudantes em diversos cursos profissionalizantes. Logo após a cerimonia, o deputado esteve nos estúdios da Diário TV, canal 4, e participou do programa Jornal Diário na TV, onde ao lado do vereador Leonardo Vasconcelos, prestou contas de suas recentes ações direcionadas ao município de Teresópolis e região. Rangel enalteceu a importância da educação e da capacitação profissional na futura recuperação do estado do Rio e enalteceu algumas ações pontuais como a volta do projeto Mais Leitura para a cidade.
São quinze cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela FAETEC em Teresópolis e o parlamentar enalteceu a atuação do órgão no município. “A FAETEC é sempre ótima oportunidade para quem quer se qualificar para o mercado de trabalho, principalmente neste período próximo do final do ano em que aumenta o número de oportunidades de emprego em setores como comércio, turismo e serviços. A FAETEC é um órgão de formação mantido pelo governo do estado que oferece cursos de formação e treinamento para áreas de administração, informática, línguas estrangeiras, hotelaria e até profissionais dentro da área de estética. Os cursos tem duração de até dez semanas. E mesmo neste momento crítico vivido pelo Rio, entendemos que é neste momento de crise que se deve buscar capacitação e é o que a gente tem para oferecer. Em um mercado tão concorrido, aquele que tem um melhor currículo, melhor capacitação é o que se destaca, esse é o nosso objetivo aqui”, explica o Deputado, que também enaltece que a “Educação precisa ser a prioridade sempre”.
Entre os cursos oferecidos pela FAETEC Teresópolis, que reabriu suas atividades nesta segunda-feira, está o curso de Espanhol, em dois níveis, básico e intermediário; o curso de Inglês, também nos níveis básico e intermediário; Operador de editoração eletrônica, Excel avançado, Matemática Financeira com Excel, Informática Ambiente Windows I; Informática Ambiente Windows II, Lógica de programação, Banco de dados, Assistente administrativo, Manicure e Pedicure, Camareira em meios de hospedagem e Cabeleireiro. “Muitos destes cursos já ofertam ao mercado de trabalho profissionais prontos e produzindo em alto nível, por isso vemos um índice de empregabilidade dos egressos da instituição altíssimo. O mercado adora o profissional que sai da FAETEC, justamente por esse olhar mais amplo e multifocado que o órgão dá em seu planeamento de ensino. Enfim é uma excelente noticia para a cidade esta volta da FAETEC em atividade no município”, lembra o professor Leonardo, que além de participar da comissão de Educação da Câmara, também já presidiu a instituição em nosso município e também ocupou o cargo de Secretário da pasta.
É muito importante ofertarmos boas oportunidades no início do ano para que a população possa se preparar de forma qualitativa para as necessidades do mundo do trabalho. Outro tema levantado pelo parlamentar durante a entrevista foi a volta do programa de incentivo à leitura da Imprensa Oficial do Estado do Rio, o Mais Leitura, para Teresópolis. O projeto vende livros novos de R$ 2 a R$ 7 e funcionou em um novo espaço este ano, sendo instalado no primeiro andar da Câmara dos Vereadores. “Ficamos muito orgulhosos de capitanear essa luta porque vemos que são centenas de estudantes passando pelo local sempre, assim como profissionais liberais, artistas, entre o público em geral. O projeto Mais Leitura precisa fazer parte do calendário de eventos do município, e vamos brigar para isso acontecer, afinal os resultados são muito positivos. Neste ponto preciso agradecer ao vereador Leonardo Vasconcelos que mostrou o quanto é importante para o cidadão teresopolitano ter o projeto por aqui em funcionamento, aliás, não fosse a atuação séria a profissional do vereador, nem teríamos diagnosticado essa dificuldade, assim como a da FAETEC. É uma parceria que está dando muito certo, e vamos ampliar”, disse o deputado.
Alguns moradores da cidade que tiveram a oportunidade de ir a nossa Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, ainda relataram ao jornalismo do Grupo Diário, ter a oportunidade de encontrar os mesmos títulos que o projeto Mais Leitura disponibilizou na feira literária, e em diversos estilos, como infantis, técnicos e clássicos da literatura. “Como não há limite de compra de livros, assim é possível levar títulos repetidos e assim presentear também como livros”, enalteceu Leonardo. Criado em 2011, o Projeto Mais Leitura já ultrapassou a marca de quatro milhões de livros vendidos, atendendo a mais de oitocentos mil cidadãos. A ampla oferta de títulos é resultado de parceria com as editoras e o apoio do Sindicato dos Editores de Livros. O Projeto Mais Leitura conta com três agências fixas e uma itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Na Página do Projeto Mais Leitura no Facebook, os cidadãos ficam sabendo do roteiro da unidade itinerante e podem fazer comentários e sugestões.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE