Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Deputado Marcelo Matos exige respeito com trabalho de vereador

Anderson Duarte Se algum dia você resolver mesmo entender dessa tal de política que se fala tanto e que hoje acabou se tornando algo contrário aos princípios da honestidade e retidão, existe um aspecto que deve ser especialmente estudado e entendido, a chamada separação e harmonia entre os Poderes, assegurada como cláusula pétrea de nossa Constituição de 1988 e que pretende evitar que um dos Poderes usurpe as funções de outro.

Anderson Duarte

Se algum dia você resolver mesmo entender dessa tal de política que se fala tanto e que hoje acabou se tornando algo contrário aos princípios da honestidade e retidão, existe um aspecto que deve ser especialmente estudado e entendido, a chamada separação e harmonia entre os Poderes, assegurada como cláusula pétrea de nossa Constituição de 1988 e que pretende evitar que um dos Poderes usurpe as funções de outro. O conhecido sistema de “Freios e Contrapesos” adotado por nossa Carta Magna garante que eles atuem de forma independente e harmônica entre si, e para tal, o francês Montesquieu também previu mecanismos de controle recíprocos, justamente para que fosse garantida a perpetuidade do Estado Democrático de Direito. Mas por que é tão importante assim entender essa divisão? Simples! A desarmonia entre os poderes leva o sistema ao colapso, e advinha quem paga essa conta? Ficou fácil saber agora que somos nós que acabamos sempre com a parte mais onerosa dessa relação.
E foi justamente sobre esse colapso na relação harmônica que versa nossa Constituição Cidadã, que o deputado federal Marcelo Matos, PHS, falou a nossa reportagem durante entrevista concedida ao programa Jornal Diário na TV, do Canal 4 Diário TV. Ao lado do correligionário Mauricio Lopes, Matos lembrou que prefeito bom é aquele que cuida e administra a sua cidade, e não aquele que quer prejudicar o trabalho de um representante da população, fazendo uma referência ao episódio em que um ex-secretário de Mario Tricano ingressou no Legislativo municipal com um pedido de afastamento e perda de mandato do vereador do PHS. O pedido foi arquivado, mas tanto Maurício, quanto a bancada do partido em Brasília, entendem o processo como uma afronta a harmonia e respeito entre os poderes. “Não consigo entender como uma cidade com tantos problemas como Teresópolis ainda tem que se vê diante de um fato tão lastimável como a perseguição de um prefeito para com um vereador. Prefeito bom tem que administrar e cuidar da sua cidade, que por sinal precisa muito de ajuda, e não ficar tentando atrapalhar quem trabalho pelo povo”, disse Marcelo.
No último dia 31 de agosto, a Câmara de Vereadores votou pelo arquivamento de uma denúncia contra o edil Maurício Lopes sobre uma suspeita de irregularidade que teria ocorrido em seu mandato anterior, quando ele era presidente da casa. A denúncia foi assinada por um ex-secretário do governo Tricano e chamava atenção pela fragilidade de argumentos, assim como levantava suspeitas de ser apresentada para “distrair” a opinião pública com relação ao injustificável afastamento do prefeito do cargo que ocupa por liminar. Segundo o que se espera, este tipo de denúncia regimentalmente poderia levar até semanas para tramitar, porém os parlamentares decidiram apreciar em regime de urgência e então concluíram por unanimidade que o caso deveria ser rejeitado. A alegação do aliado do prefeito licenciado foi que teria havido irregularidade na contratação de uma empresa que presta serviço para a Câmara de Vereadores, porém como o assunto não se refere ao atual mandato do parlamentar, a admissibilidade já não teria base para pesar sobre a atual legislatura.
O vereador Maurício Lopes também falou da tentativa de Mario Tricano de atrapalhar o seu trabalho. “Foi uma denúncia sem pé nem cabeça e o governo já vinha declarando que ia tentar tirar do caminho alguém que atrapalhe os projetos dele e começou agora. Parece que a licença para tratar dos assuntos pessoais dele era para isso. A gente sabe que quando entra para a vida pública passa a ser amado e odiado, não tem jeito, você acaba desagradando alguém. Eu quero parabenizar a Câmara de Vereadores por ter mostrado força nesse momento, vem se posicionando com relação a gestão pública do nosso município. Tenho certeza que a denúncia é um ato de desespero para tentar atrapalhar, tirar o foco do governo e jogar para a Câmara. Eu tenho certeza que a gente vai conseguir mudar a história desse município”, enfatizou Maurício.
Marcelo Matos também declarou apoio ao vereador e disse que no que depender do PHS em Brasília, essa medida não passará impune. “Nós não vamos deixar isso morrer assim tão fácil. É um completo desrespeito a nossa democracia e uma clara tentativa de calar a voz da população. O vereador Mauricio Lopes é figura ativa na política local e tem demonstrado muito afinco nas fiscalizações e se depender de nós em Brasília ele não estará sozinho nunca, e vai se dedicar ainda mais a esses mecanismos de fiscalização que o prefeito foge tanto”, lembrou Matos. Oposição declarada a Mario Tricano desde o retorno do prefeito, Maurício vem investigando vários indícios de irregularidades no governo municipal, pedindo informações sobre a destinação do dinheiro arrecadado pela taxa de iluminação pública, sobre as contratações de trabalhadores através do POT e do motivo de não se utilizar o depósito municipal para levar os carros apreendidos.
“É muito por conta dessas ações que ele tem conquistado a simpatia principalmente dos servidores públicos como foi demonstrado pelos aplausos na assistência após o anúncio do arquivamento na Câmara. E por isso tem incomodado muito ao prefeito que desistiu de fazer a sua parte. O Maurício me garantiu que o ocorrido não conseguiu o intimidar, e que não modifica em nada, sendo o seu objetivo inclusive, aumentar ainda mais o cerco contra as possíveis irregularidades. E para isso o vereador não estará sozinho, muito pelo contrário, toda a bancada estará aqui lhe apoiando no que for preciso”, finalizou Marcelo Matos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE