Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil vistoria comunidades e mantém atenção

Chuvas dos últimos dias causaram problemas, mas não deixaram feridos ou desabrigados

Marcello Medeiros

Com as fortes chuvas que vem atingindo o município desde a semana passada, a Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis mantém sistema de atenção e vistoria algumas comunidades. Segundo balanço divulgado pelo órgão nesta quarta-feira, apesar de pequenos problemas registrados, como alagamentos e escorregamentos de terra, não há registro de vítimas ou pessoas desabrigadas. A previsão é que a chuva continue nos próximos dias, inclusive na virada do ano. Ontem foram realizadas vistorias de rotina, com uma equipe em áreas onde habitualmente são registrados prejuízos e outra especificamente no Vale da Revolta – onde está registrado o maior acúmulo de precipitação nas últimas horas. 


Nesta terça, 25, foi registrada uma ocorrência em Vargem Grande, no interior. De acordo com vistoria da equipe técnica, uma rocha de pequeno porte caiu sobre um carro, sem nenhum tipo de risco as casas ao redor e nem ao dono do veículo. Além disso, no Vale da Revolta foi registrada queda de barreira, sem feridos ou desalojados. Outro deslizamento de terra aconteceu no bairro Jardim Meudon. Não houve dano estrutural, descartando a possibilidade de interdição.
Na véspera de Natal, foram acionadas as sirenes do Vale da Revolta e da Coreia. Na Coréia ocorreram dois deslizamentos de terra, também sem vítimas. Houve ainda registro de queda de árvore no Golfe. Não foram registrados desalojados. Assim como no Pimentel, onde foram registrados dois deslizamentos de terra. A Defesa Civil emitiu um aviso de chuva em todas as sirenes as 19h20 do sistema de alerta e alarme e também as 18h51 foi emitido via SMS o alerta de chuvas para todo o município de Teresópolis.  

Alagamentos e granizo
As fortes chuvas dos últimos dias causaram alagamentos em vários pontos. No sábado, por exemplo, a região mais afetada foi a do Alto. Além de pontos de interdição do trânsito por conta da dificuldade de escoamento da água na Avenida Oliveira Botelho, uma forte chuva de granizo atingiu esse bairro e também a Granja Comary, Ilha do Caxangá e Granja Primor.

Serviço de SMS
O estado do Rio de Janeiro ultrapassou 900 mil inscritos no serviço de alertas via SMS da Defesa Civil Estadual, sendo considerado o estado com mais cadastrados. A liderança entre municípios também é do Rio. A cidade tem 389 mil celulares programados para receber avisos. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr., a maior missão é fortalecer a cultura de prevenção, reduzindo os riscos perante situações emergenciais decorrentes de chuvas e inundações. – O serviço de alerta via SMS amplia o alcance dos avisos. Afinal, nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas possuem um celular. É uma ferramenta de baixo custo que evita tragédias e salva vidas – disse. A meta da Defesa Civil é bater um milhão de celulares cadastrados antes do fim deste ano. O serviço é gratuito. Para se cadastrar, basta enviar o CEP de interesse via torpedo para o número 40199.
  
Plano de Emergência
No início de dezembro a Defesa Civil lançou o novo Plano de Emergência do Estado. Objetivo é acelerar e melhorar as ações de assistência a emergências e desastres ocorridos nos 92 municípios fluminenses. O plano se estenderá até 30 de novembro de 2019. A expectativa é reduzir ao máximo os danos e prejuízos para as vítimas. Foram definidas estratégias de socorro, assistência à população vitimada, além de ações de recuperação dos cenários atingidos. Com base em estudos que definem um ou mais cenários de risco de desastre, são estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva e emergencial, com uso de sinais de alerta e alarme. 

Grupo TerêRepórter

Pequeno deslizamento de terra, sem vítimas, registrado no Vale da Revolta. Comunidade é a com maior acumulado de chuvas

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE