Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil monitora chuvas para período crítico do verão

Trabalho de prevenção foi intensificado com apoio de voluntários e da tecnologia

Marcus Wagner

O período de chuvas em Teresópolis faz a Defesa Civil trabalhar em regime de alerta para acompanhar as áreas de risco do município e garantir o apoio aos voluntários que foram capacitados em diversas comunidades. Mesmo sem haver previsão de chuvas fortes para dezembro, o órgão mantém um monitoramento constante das condições climáticas para agir caso seja necessário. Um centro de monitoramento com informações via satélite em tempo real e um aplicativo para que a população tenha acesso a esses dados são os grandes aliados para o esquema de prevenção do município consiga minimizar a gravidade de eventos naturais. 

“Nessa época a Defesa Civil entra em estado de alerta, pois Teresópolis é uma cidade com várias áreas de risco, então passamos o ano inteiro nos preparando e orientando a população para enfrentarmos juntos esta época do ano. O pessoal da área de risco já até sabe o que fazer e como fazer se tiver algum problema, mas a população em geral a gente orienta que se houver um índice de chuva maior pode ligar 199 que nós estamos aqui durante 24 horas à disposição do povo de Teresópolis”, explicou o coronel Aníbal Ornelas, secretário de Defesa Civil de Teresópolis.

O sistema de monitoramento permite avaliar as situações com grande precisão, pois é feito um acompanhamento tanto de dados obtidos via satélite como também através de radares e então é feito um cruzamento destas informações 24 horas por dia das condições meteorológicas de Teresópolis. De acordo com o coronel, o aperfeiçoamento constante da comunicação com as comunidades é prioridade para a Defesa Civil: “Eu acho que nós estamos preparados e trabalhamos junto com a população em geral. Tivemos uma reunião com a comunidade no Teatro Municipal há poucos dias e vamos ter outra no dia 19 com outra parte da população, então estamos convocando a todos para tomar conhecimento e enfrentarmos o período de chuvas, que não deve trazer grandes problemas. Não temos como fazer a previsão para daqui a um mês porque é muito difícil, mas daqui a uma semana já temos certeza de como será a chuva”, disse Ornelas.

A participação da sociedade é considerada fundamental pela Defesa Civil é considerada fundamental para que os planos de contingência sejam bem sucedidos, por isso foi criado o aplicativo AlertaDCT que disponibiliza os dados reunidos pela central de monitoramento: “O aplicativo está disponível para a população e mais de 25 mil teresopolitanos já acessam.  Quem entra nesse aplicativo tem as mesmas informações que a gente tem aqui, podendo acompanhar de casa a situação das chuvas em Teresópolis”, afirmou o secretário.
Além do monitoramento permanente das condições climáticas para emissão de avisos de chuva à população; Teresópolis possui 31 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) que foram implantados na cidade e no interior, contando com cerca de 500 agentes voluntários. O órgão realiza ainda atividades de capacitação como testes mensais para checar o funcionamento de 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e simulados em escolas, com treinamento de professores e estudantes.

“Confiem na Defesa Civil porque trabalhamos durante todo o ano. Não tem como controlar a natureza, mas tem como diminuir o risco que a gente tem nesse período de chuva”, enfatizou o coronel Aníbal. .

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE