Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil estadual investe na prevenção de desastres

Equipe recebe meteorologistas, hidrólogos e geólogos para atuar no Cemaden

A Secretaria de Estado de Defesa Civil contratou 18 profissionais especializados para atuar na prevenção de desastres. A equipe, formada por meteorologistas, hidrólogos e geólogos, vai reforçar o trabalho no Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ). Localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Cemaden-RJ realiza o monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico de áreas no Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar, em tempo real, riscos à população como chuvas intensas, granizo, deslizamentos, alagamentos, ressacas, e outros.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr., a inclusão dos novos especialistas é de grande valor e pode salvar muitas vidas. – Estes profissionais vão auxiliar na precisão e na antecipação da leitura da condição climática, além de atuarem no mapeamento e na identificação dos riscos e demais fatores que favoreçam a previsão de ocorrência de inundações e deslizamentos nas localidades, por exemplo – disse.
O novo grupo de profissionais ainda proporcionará a preparação de protocolos de alertas e alarmes mais elaborados. Será possível também o desenvolvimento dos avisos meteorológicos enviados às defesas civis municipais, dedicando atenção regionalizada e até pontual devido ao monitoramento em tempo real.
 
SMS: serviço de envio de mensagens
O Cemaden-RJ também é o responsável pelo envio dos alertas por mensagens de texto à população  informando as condições de risco, como previsão de chuva forte, inundações e deslizamentos. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar desastres. O cadastramento para receber as informações é simples. É preciso enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. O serviço é gratuito.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE