Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil debate plano de contingência para o Verão

Autoridades municipais, regionais e estaduais se reuniram com representantes de instituições e líderes comunitários

Realizada na Prefeitura na última quinta-feira (23) a palestra sobre o plano de contingência de Defesa Civil teve a presença do prefeito em exercício Sandro Dias e reuniu autoridades municipais, regionais e estaduais. Também participaram equipes técnicas, lideranças comunitárias e representantes de órgãos e instituições. Em pauta, a preparação do município e as atribuições do setor público e sociedade civil para agir em caso de eventos naturais.  “Estamos estruturando a Defesa Civil, buscando apoio estadual e federal, com a ajuda da sociedade e dos voluntários, para que possamos passar pelo período de chuva com as melhores condições possíveis”, pontuou o prefeito em exercício Sandro Dias.

O palestrante foi o tenente-coronel Alexandre Pitaluga, coordenador de Defesa Civil na Região Serrana, que falou sobre a Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e os planos de contingência. “O desastre acontece na comunidade, seja deslizamento, inundação ou incêndio florestal. A participação das pessoas é fator mais que importante na efetivação das ações do Governo Municipal”, destacou.

A participação do prefeito e o trabalho de prevenção realizado em Teresópolis foram destacados pelo representante da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Inclusive, o município se prepara para participar de programa da ONU e concorrer ao certificado de cidade modelo de resiliência. “Cidade resiliente é aquela que tem a possibilidade de, após um evento adverso, recuperar a normalidade no tempo mais breve possível. Nós estamos inscrevendo o município em um programa da ONU de cidade resiliente, o documento está em trânsito”, informou o coronel Aníbal Ornelas, secretário de Defesa Civil de Teresópolis.  

Cidadania
Para os líderes comunitários, participar das ações realizadas pela Defesa Civil é uma questão de cidadania. “Você adquire conhecimento e aplica na comunidade em forma de projeto. Cada um, como cidadão, tem que fazer a sua parte. Só reclamar e não fazer a sua parte não leva a nada”, opinou Judas Tadeu Florêncio, presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta. “Esse plano é nesse sentido: mostrar para a população que, unida, ela tem mais força. Todos devem participar, pois a prevenção é a melhor coisa”, acrescentou Louis Capelle, representante da Associação de Moradores da Posse. 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE