Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil apresenta plano de ações para o Verão 2017/2018

Além de anúncio de novas tecnologias de prevenção, será debatida a participação dos NUDECs

A Defesa Civil de Teresópolis realiza nesta terça-feira, dia 19, uma reunião para apresentar o plano de ações e as novas tecnologias que estão sendo empregadas nas rotinas de prevenção. Também será posta em discussão a participação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) e dos voluntários treinados pelo órgão no Plano de Contingência. O encontro acontece a partir das 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475, Agriões), e todas as pessoas interessadas são convidadas a participar.

“Apresentaremos os preparativos da Defesa Civil para este verão, as tecnologias que já estão em uso para o contato permanente com a população, como o aplicativo de smartphone AlertasDCT e a nossa rede de comunicação. Também divulgaremos os pontos de apoio existentes na cidade”, adianta o coronel Anibal Ligeiro Ornelas, secretário municipal de Defesa Civil.

Novidade é o serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres que utiliza o número do Código de Endereçamento Postal. “Para se cadastrar, o interessado deve enviar o seu CEP (apenas números) para 40199 através de SMS. A pessoa receberá uma mensagem confirmando o cadastro. O cadastramento não será realizado, se o CEP estiver fora da região atendida. Neste caso, a pessoa deve aguardar novas orientações até que sua região seja coberta pelo serviço”, explica Ubiracy Pinto, coordenador do Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil.

A partir desta segunda-feira, dia 18, todos os celulares de Teresópolis – cerca de 120.000 usuários de todas as operadoras, e aproximadamente 25 milhões de usuários em todo o Estado do Rio de Janeiro, receberão convite para realizar este cadastramento.

Estrutura da Defesa Civil Municipal

– Voluntários e NUDECs: Teresópolis tem 29 Núcleos de Defesa Civil Comunitários, atuando em 33 bairros, com 473 voluntários. Em 2017, foram formados cerca de novos 200 voluntários e existem cerca de 120 pessoas aguardando o início de novos treinamentos.

– Estações de Alerta e Alarme: São 26 estações, sendo 24 no primeiro distrito e duas no segundo distrito.

– Pluviômetros e réguas de rio: 20 estações do CEMADEN Nacional em todo o município; 5 estações do INEA, com pluviômetros e réguas de rio.

– Aplicativo: Para acompanhar os alertas em tempo real, ter acesso aos pluviômetros, radares e satélites, basta baixar o aplicativo ALERTASDCT, disponível no Google Play Store para plataformas ANDROID, ou através do link direto http://app.vc. vc/alertasdct para as demais plataformas.

– Internet: As informações do órgão podem ser acessadas pelo Blog da Defesa Civil no endereço http://dcteresopolis.blog.br ou no Facebook https://facebook.com/dcteresopolisefesacivil.teresopolis.3.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE