Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Decreto Municipal que encerrou rodízio de CPF trouxe outras novidades

Governo liberou linhas de ônibus intermunicipais e manteve obrigação do uso de máscara

O polêmico rodízio de CPF criado pelo governo Vinícius Claussen foi revogado por decreto municipal publicado na noite da última quinta-feira, dia 13, e agora é permitido frequentar as empresas do comércio e repartições públicas sem ter que apresentar o documento. A medida foi criada em maio e gerou muitas críticas não só no município, mas também virou assunto em veículos de comunicação nacionais que até ironizavam a ideia. Inicialmente, houve uma queda de pessoas nas ruas e redução de ocupação de leitos, mas isso não durou muito tempo, aos poucos as pessoas voltaram a circular em grande número e a fiscalização não foi feita como deveria. 
Apesar de não haver mais essa exigência, ainda há outras que ainda estão valendo e a preocupação com a contaminação tem que continuar sendo firme por parte de toda a população, pois Teresópolis vem batendo recordes semanais seguidos de casos positivos da Covid-19. Os estabelecimentos também precisam manter as medidas sanitárias e higiene durante seu funcionamento.
Foi mantida a obrigação de usar máscaras, enquanto a permanência em praças ainda está proibida. Novas linhas intermunicipais foram liberadas para funcionar, mas ainda há restrições para quem vem de fora. Por outro lado, a rede hoteleira já pode receber um número maior de clientes. 

Medidas que continuam
O uso obrigatório de máscaras em locais públicos, na prática de atividades esportivas em espaços públicos, em ônibus, vans, táxis, veículos de transporte por aplicativo e carros particulares. As atividades autorizadas devem manter as regras gerais de convivência e as específicas de cada setor, conforme decretos anteriores.
Continua proibida a permanência nas praças e a recomendação é para sair de casa apenas para atividades inadiáveis, como trabalho, compras, serviços de saúde e atendimento nas atividades essenciais permitidas.

Fim do rodízio de CPF
 O acesso a estabelecimentos comerciais e repartições públicas está liberado respeitando todas as medidas restritivas, como a limitação do número de pessoas nos estabelecimentos, distanciamento em filas de espera, oferta de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, etc.

Rede hoteleira
Hotéis, pousadas e pensões: O decreto amplia de 50% para 70% o limite de ocupação em hotéis, pousadas e pensões de Teresópolis, com check-in dos hóspedes de forma online, por aplicativos ou formulários, e o cumprimento obrigatório de regras sanitárias específicas para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Entretanto, continuam suspensas as hospedagens por meio de aplicativos de aluguel de quartos, de apartamentos ou de sítios para temporadas e afins.

Viagens intermunicipais
Também foram ampliadas as linhas de ônibus intermunicipais, com a circulação iniciando às 5h. Estão permitidas as linhas Rio de Janeiro x Teresópolis, Castelo x Teresópolis, Barra da Tijuca x Teresópolis, Niterói x Teresópolis, Magé x Teresópolis, Guapimirim x Teresópolis, Petrópolis x Teresópolis, Nova Friburgo x Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto x Teresópolis, Sapucaia x Teresópolis, Rio das Ostras x Teresópolis e Carmo x Teresópolis.

Acesso a Teresópolis
Somente é permitida a entrada de moradores, proprietários de imóveis na cidade e pessoas que trabalham no município; hóspedes com comprovante de agendamento ou reserva; fornecedores da Administração Municipal e participantes de procedimentos licitatórios; profissionais da área de saúde e assistentes sociais; responsáveis pelo abastecimento de materiais, insumos e commodities de todos os setores, principalmente, de saúde, alimentação, limpeza e de higiene.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE