Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cursos profissionalizantes com grande frequência

Jovens buscam capacitação para garantir vagas no disputado mercado de trabalh

O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, realizou esta semana uma visita técnica ao Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), em São Pedro, para observar o desempenho dos alunos dentro dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Projeto Caravana do Trabalho. A visita foi acompanhada pelo diretor de Trabalho da pasta, Cleiton Pimentel. "Completamos um mês de cursos da Caravana do Trabalho e nos dois polos, Bonsucesso e São Pedro, procuramos acompanhar de perto a evolução dos alunos para saber como tudo está caminhando. Já estivemos em Bonsucesso e hoje aqui no Cerom, onde temos sete turmas lotadas. O interesse deles pela capacitação é surpreendente, a frequência está ótima. Isso demonstra, mais uma vez, a necessidade de implementação de cursos profissionalizantes na cidade. Ficamos satisfeitos em ver que estamos no caminho certo", declarou Vinicius Oberg.  
Promovidos por meio da parceria entre Prefeitura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Ministério do Trabalho, os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Todos com duração de três meses e 200h de aulas, divididos entre módulos básico e técnico. A formação teve início em dezembro no Cerom, em São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso. Os participantes receberam material didático e uniformes gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho.
Inscrita no curso de Recepção ao Cliente, Mayla Ramalho, 17 anos, espera agregar valor ao seu currículo. "Estou achando bem interessante, aprendendo coisas novas todos os dias. Até noções de entrevista de emprego eu conheci", disse a jovem. Do curso de Turismo e Hotelaria, Lucas Faria acredita que a formação pode garantir um futuro melhor. "É uma área que gosto muito e como Teresópolis é uma cidade turística, acho que terei mais oportunidades".

Qualificação social e profissional
O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Educação. A proposta é democratizar e expandir a qualificação profissional e social de jovens e adultos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE