Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso “Valores Olímpicos para a Vida” do COB, será promovido em Teresópolis

Iniciativa com temática olímpica no ambiente escolar é 100% online e gratuita e voltada para equipes gestoras e professores das redes pública e particular

O Prefeito Vinicius Claussen assinou um acordo de cooperação técnica com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o curso ‘Valores Olímpicos para a Vida’ (VOV) será promovido em Teresópolis. A iniciativa faz parte do Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos do COB, que utiliza o esporte como ferramenta essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente. A aula inaugural será no próximo dia 30, às 16h. O curso tem início no dia 5 de julho.

Os objetivos principais do curso, 100% online e gratuito, são oferecer capacitação sobre o Movimento Olímpico, especialmente os valores olímpicos, e desenvolver habilidades socioemocionais importantes, que contribuem para a educação integral. O público-alvo do curso são equipes gestoras e professores de todas as disciplinas, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas públicas e particulares. Para se inscrever, até o próximo dia 28: https://bit.ly/COB-transforma ou https://bit.ly/3qgJNII

“Essa é uma bela oportunidade para os professores que atuam em Teresópolis, tanto na rede pública como na particular. Assinamos um Termo de Cooperação Técnica com o COB e conseguimos trazer para nossa cidade esse excelente curso. Assim, convido todos os educadores das escolas municipais, estaduais e particulares para participar. Teresópolis no espírito olímpico!”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.

O secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Lopes, pontua sobre o conteúdo que será oferecido pelo curso. “A proposta é trazer a temática olímpica para o ambiente escolar e estimular a interação entre as disciplinas, ou seja, uma abordagem divertida e trabalhada de maneira interdisciplinar, com foco nas habilidades humanas, como empatia, solidariedade, inteligência emocional, resiliência”, frisa o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Lopes, que se reuniu, juntamente com a secretária de Educação, Satiele Santos, com representantes do COB, no Rio de Janeiro, para tratar da realização do curso VOV, entre outros assuntos, em Teresópolis.

‘Valores Olímpicos para a Vida’

O curso ‘Valores Olímpicos para a Vida’ (VOV) tem carga horária de 36h, é totalmente online e gratuito. A capacitação inclui quatro módulos. O primeiro é sobre o ‘Movimento Olímpico’. Nesse módulo é apresentada a história dos Jogos e sua relação com a educação. Além disso, são propostas atividades para todos os segmentos e disciplinas, de modo que os professores possam atuar de maneira integrada.

Já os módulos seguintes são norteados pelos valores olímpicos de amizade, excelência e respeito. São apresentadas algumas habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre os módulos, destaque para ‘Valores Olímpicos’, que tem como objetivo geral relacionar os valores olímpicos a habilidades socioemocionais e proporcionar ferramentas para o desenvolvimento das mesmas; estimular nos participantes o autodesenvolvimento dessas habilidades para que, posteriormente, sejam levadas aos alunos.

A conceituação das habilidades socioemocionais refere-se à empatia, senso de sustentabilidade, responsabilidade, solidariedade, cooperação, comunicação interpessoal, inteligência emocional, autonomia, resiliência etc.

O conteúdo programático inclui os seguintes temas: ‘Como eram os Jogos Olímpicos na Antiguidade’; Símbolo Olímpico’; Características e elementos dos Jogos Olímpicos’; ‘Os Jogos Olímpicos da Era Moderna’; e ‘O time Brasil nos Jogos Olímpicos’.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE