Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso gratuito para capacitação de professores de escolas públicas

Oportunidade em Teresópolis nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove a primeira edição do programa STEAM TechCamp RJ 2018. Trata-se de um movimento global com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores, formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem nas redes públicas de educação básica do Brasil.
O programa gratuito terá a duração de cinco meses, de agosto a dezembro de 2018, e pretende reunir diversos professores a fim de pensar caminhos para o desenvolvimento do ensino nestas áreas. Serão ofertadas 30 vagas, e as inscrições acontecem até dia 17 de agosto.
No curso, os professores poderão participar de atividades diversificadas sobre a utilização de metodologias ativas de ensino que favoreçam a aprendizagem de STEAM; receber treinamento e suporte para o desenvolvimento de feiras de ciências e atividades investigativas em suas escolas; e receber kit básico para planejar e desenvolver atividades de tecnologia em suas escolas. “O uso da tecnologia é corriqueiro na vida dos estudantes de hoje. Porém, os professores não conseguem levá-la para a sala de aula a favor do ensino e da aprendizagem. O objetivo do programa é usar a tecnologia como aliada no preparo do aluno e ajudar o professor a desenvolver atividades práticas com baixíssimo custo”, diz Leandro de Oliveira Costa, professor Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO.
Leandro explica que o curso não é restrito aos professores de Teresópolis. “Nossa ideia é atingir também professores de outras regiões do estado do Rio de Janeiro”, conta. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 31/8, 3/9, 5/9 e 11/9, das 19h às 21h30, nas dependências do UNIFESO, na Avenida Alberto Torres, 111, Alto.
Para participar do curso, o candidato deve obedecer aos seguintes critérios: Ser professor regente da educação pública, ou do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), no segundo segmento do ensino fundamental e/ou no ensino médio; ter disponibilidade para participar dos quatro encontros presenciais; estar disposto a desenvolver projetos de cunho científico com estudantes da escola onde atua; estar disposto a participar da IV Feira de Ciências e Tecnologia da Sala Verde UNIFESO, que acontecerá em outubro de 2018; e ser professor de uma das seguintes disciplinas: Ciências, Biologia, Química, Física, Artes ou Matemática.
O Programa STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE