Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Medicina do UNIFESO está com inscrições abertas para Vestibular

Médico Manoel Pombo conta em entrevista um pouco da trajetória e da instituição e dos novos caminhos planejados para os próximos anos

Anderson Duarte

Já são quase cinco décadas formando e capacitando profissionais médicos e oferecendo uma das melhores estruturas e metodologias de ensino de todo o estado. Neste período, o curso de Medicina do UNIFESO acabou se transformando numa espécie de cartão de visitas acadêmico de nossa cidade, viramos sinônimo de formação em excelência e de profissionais diferenciados. Nesta segunda-feira, 05, o programa Jornal DIÁRIO na TV recebeu o coordenador do curso em seus estúdios para contar um pouco desta trajetória de sucesso e os caminhos que estão sendo planejados para os próximos anos. O Médico Manoel Pombo, além de coordenar o curso tem, como ele mesmo gosta de enaltecer sempre, o privilégio de ter se formado no ano de 1978 na instituição e de ter visto em 2005, sua filha, Luciana Pombo, Cirurgiã Plástica, também receber a graduação médica no UNIFESO. O médico falou da importância de se escolher a instituição ideal para a futura informação.
O Vestibular para o primeiro semestre de 2019 para o curso de Medicina já está aberto e são mais de setenta vagas que poderão ser ocupadas por estudantes de todo o Brasil, concluintes do ensino médio e que tenham sido classificados na prova do vestibular. O exame é conduzido pela TalentVest e acontece no próximo dia 17 de novembro. As inscrições para o vestibular podem ser realizadas através do site www.talentvest.com.br até o fim desta semana. Os interessados deverão preencher o formulário existente e pagar a taxa de seiscentos e sessenta reais para ter sua inscrição aceita. Mas é importante estar atento aos prazos, pois pagar a taxa fora do período de inscrição anula a participação no exame. Para quem for prestar a prova, ela será realizada na sede do Centro Universitário, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no dia 17 de novembro, das 9h às 13h30. O candidato deverá estar no local até as 9h, quando serão fechados os acessos ao campus. 
Não é permitido porte de aparelhos eletrônicos de nenhuma espécie, inclusive telefones, sendo fundamental que eles sejam deixados fora do recinto, uma vez que não haverá guarda de pertences no local. É preciso levar original e cópia do documento de identidade e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A prova é composta por 80 questões objetivas envolvendo as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia, História e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da Redação. O resultado é classificatório e estará disponível no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza para consulta e demais trâmites. A matrícula ocorrerá ainda este ano, no dia 18 de dezembro, e o futuro aluno começará 2019 certo de que vai dar o primeiro passo na sua carreira.
“Acho que uma de nossas maiores diferenças tem sido a série de cenários de prática próprios no curso de Medicina oferecidos aos alunos desde os primeiros dias de aula. Ou seja, desde o início do curso, o estudante aprende a teoria na prática através de programas integradores, que o possibilitam ir a campo, atuando nas comunidades junto com equipes multidisciplinares. A ideia é aprender através da inserção do aluno em seu próprio mundo de trabalho a partir de experiências reais com equipamentos de primeiro mundo dentro da própria instituição e fora dela também. O ambiente de ensino-aprendizagem é potencializado com um hospital de ensino próprio, além de um equipado ambulatório, garantindo uma postura mais ativa do aluno em uma atividade onde ele efetivamente executa a ação. O Hospital das Clínicas é um centro de referência, principalmente para traumas e gestantes e oferece atendimento personalizado e humanizado de alta complexidade, além de servir de aporte para pesquisas e capacitações de profissionais, oportunizando o aprendizado com situações totalmente práticas na área médica e de saúde em geral”, explica o médico.
O recente desempenho positivo na avaliação do MEC consagra a instituição no hall das grandes instituições educacionais do Brasil. “Este conceito significa união, superação e restabelecimento dos laços entre estudantes e gestão institucional. Mantivemos o compromisso na promoção de educação de qualidade, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento da região. O MEC elenca uma comissão formada por dois avaliadores para realizar uma visita in loco. Uma vez feita a vistoria ao campus, veio o reconhecimento da excelência do curso de Medicina. A nota final 4, mesmo sendo plena, significa que ainda temos espaço para melhorar em um trabalho permanente, pois a Medicina é dinâmica. Alguns comentários vindos dos avaliadores se referem a projetos que já estamos implementando”, avaliou o professor. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE