Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Bombeiro Mirim leva diversão e aprendizado à criançada

Aulão na Praça Olímpica trabalha noções de cidadania no trânsito, de primeiros socorros e respeito e civilidade em nosso dia-a-dia

Anderson Duarte

O fim de semana foi marcado por uma grande mobilização ao ar livre para pequenos teresopolitanos que tiveram a oportunidade de participar de uma grande aula de formação cidadã. A aula do curso de Bombeiro Mirim Civil aconteceu na Praça Olímpica Luís de Camões e contou com a parceria da Guarda Civil Municipal, do SESC, que realizou toda a parte de recreação, e do GRAVT, Grupo de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis e levou aos pequenos algumas noções de cidadania no trânsito, de primeiros socorros e principalmente de respeito e civilidade em nosso dia-a-dia. A observação do nosso sistema viário, inclusive com as atitudes corretas e erradas de pedestres e motoristas, os efeitos dessas ações em nossa sociedade; um mini simulado com vítimas de acidentes de bicicleta e moto, além de dinâmicas, trabalhando a parte motora, psíquica e trabalho em equipe.


Os pequenos ainda trabalharam durante o evento noções de prevenção aos acidentes de trânsito, ou seja, como se evita ou minimiza o alto índice de acidentes que temos hoje; noções de meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, além de promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao trabalho dos Bombeiros civis. O curso, que acontece todos os sábados no Colégio Único, ainda proporciona a melhora da autoestima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável.
Segundo o Guarda Municipal Michel Santana, o curso tem como principal objetivo, a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano. “São crianças e adolescentes entre sete e dezessete anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio. O projeto quer mudar um pouco da realidade destes jovens, inclusive oferecendo uma possibilidade de carreira a seguir”, explica Santana que ainda acrescenta. "O objetivo, além de orientar os alunos sobre como agir em caso de acidentes, também é atrair essas crianças e adolescentes para as carreiras de Bombeiros, Guardas Municipais, enfim, oferecer um norte para esses jovens”, enaltece. Outra questão abordada pelo projeto é a prevenção e o combate às drogas, tema que tem se tornado cada dia mais importante de ser debatido entre os mais jovens, que muitas vezes convivem com a criminalidade que atinge com frequência alguns bairros. "A gente percebe nas turmas que um monte de criança que quer ser bombeiro, guarda municipal, policial, inclusive as meninas, já que hoje é sonho para qualquer um. Os alunos estão se encantando mais com esse espaço de aprendizagem, mas eles estão encantando também quem está de fora", finaliza Santana.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE