ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Curso de Bombeiro Mirim leva diversão e aprendizado à criançada

Data: 11/12/2018

O curso de Bombeiro Mirim levou muita diversão e aprendizado à criançada no fim de semana. Um aulão na Praça Olímpica trabalhou noções de cidadania no trânsito, de primeiros socorros e respeito e civilidade em nosso dia-a-dia

Anderson Duarte

O fim de semana foi marcado por uma grande mobilização ao ar livre para pequenos teresopolitanos que tiveram a oportunidade de participar de uma grande aula de formação cidadã. A aula do curso de Bombeiro Mirim Civil aconteceu na Praça Olímpica Luís de Camões e contou com a parceria da Guarda Civil Municipal, do SESC, que realizou toda a parte de recreação, e do GRAVT, Grupo de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis e levou aos pequenos algumas noções de cidadania no trânsito, de primeiros socorros e principalmente de respeito e civilidade em nosso dia-a-dia. A observação do nosso sistema viário, inclusive com as atitudes corretas e erradas de pedestres e motoristas, os efeitos dessas ações em nossa sociedade; um mini simulado com vítimas de acidentes de bicicleta e moto, além de dinâmicas, trabalhando a parte motora, psíquica e trabalho em equipe.


Os pequenos ainda trabalharam durante o evento noções de prevenção aos acidentes de trânsito, ou seja, como se evita ou minimiza o alto índice de acidentes que temos hoje; noções de meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, além de promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao trabalho dos Bombeiros civis. O curso, que acontece todos os sábados no Colégio Único, ainda proporciona a melhora da autoestima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável.
Segundo o Guarda Municipal Michel Santana, o curso tem como principal objetivo, a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano. “São crianças e adolescentes entre sete e dezessete anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio. O projeto quer mudar um pouco da realidade destes jovens, inclusive oferecendo uma possibilidade de carreira a seguir”, explica Santana que ainda acrescenta. "O objetivo, além de orientar os alunos sobre como agir em caso de acidentes, também é atrair essas crianças e adolescentes para as carreiras de Bombeiros, Guardas Municipais, enfim, oferecer um norte para esses jovens”, enaltece. Outra questão abordada pelo projeto é a prevenção e o combate às drogas, tema que tem se tornado cada dia mais importante de ser debatido entre os mais jovens, que muitas vezes convivem com a criminalidade que atinge com frequência alguns bairros. "A gente percebe nas turmas que um monte de criança que quer ser bombeiro, guarda municipal, policial, inclusive as meninas, já que hoje é sonho para qualquer um. Os alunos estão se encantando mais com esse espaço de aprendizagem, mas eles estão encantando também quem está de fora", finaliza Santana.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes nega habeas corpus à viúva da Mega-Sena

Saiba se você terá direito ao saque de R$ 998 no FGTS

Maioria do STF vota por criminalizar não pagamento do ICMS declarado

Bolsonaro sanciona lei que aumenta limite do saque imediato do FGTS

Produção de ovos de galinha bate novo recorde no país, diz IBGE

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ