Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Acompanhante de Idosos gratuito

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura, Feso e Maçonaria

Com o objetivo de desenvolver pessoas que estejam trabalhando ou pretendam trabalhar diretamente como acompanhantes de idosos, em situações de dependência ou não estimulando o autocuidado, está sendo realizado o Projeto Qualificação Profissional para Acompanhantes de Idosos. O curso, que começou no dia 30 de setembro, acontece em parceria com a Feso, Maçonaria Loja de Teresópolis Primeira nº 21, e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Meudon. Os alunos passaram pela avaliação técnica da assistente social do CRAS Meudon, Janaina Felix, para análise do perfil socioeconômico e serão acompanhados até o término do curso. A formatura está agendada para 13 de dezembro deste ano. 
“O curso torna real o sonho em capacitar-se para uma função que habilite o interessado a ingressar no mercado de trabalho como acompanhante de idosos, faixa da população que vem crescendo consideravelmente e que requer cuidados formais, desenvolvidos com ética e humanismo” cita a coordenadora do projeto, professora mestre em Enfermagem da Feso e doutora em Ética, Bioética e Saúde Coletiva, Selma Vaz Vidal.

A capacitação
O curso é presencial, com aulas duas vezes por semana, e carga horária de 80 horas, divididas em IV módulos (Modulo I – Aspectos gerais para a saúde; Modulo II – Higiene e conforto; Modulo III – O acompanhamento do Idoso; e Modulo IV – Educação e promoção da saúde). Os dez usuários selecionados são da área de abrangência do CRAS Meudon, sendo cinco do bairro Meudon e cinco da comunidade do Vale da Revolta.
Ao final de cada módulo será feita uma avaliação somativa e o certificado de conclusão do curso será entregue aos alunos. Fazem parte do projeto também a professora de Enfermagem da Feso Benisia Maria Barborsa Cordeiro Adell e o organizador e advogado Dr. Antonio Amadeu da Silva Laginestra. O custeio do curso é gratuito para o inscrito, com benefício de lanche e passagem de ida e volta do usuário custeados pela Maçonaria Loja de Teresópolis nº 21.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE