Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cultura debate criação de espaço para os artesãos

Artistas também debateram sobre abertura de feiras temáticas no município

O Teatro Municipal ficou lotado na reunião setorial realizada pela Secretaria Municipal de Cultura com artesãos da cidade esta semana. Dois temas tomaram conta dos debates: A criação da Casa do Artesão, um espaço para exposição e venda dos trabalhos produzidos pela classe, e a realização de feiras temáticas, aproveitando datas comemorativas, como o Natal. Depois de ouvir as demandas da classe, a Secretária de Cultura apresentou a proposta da Gestão Municipal de implementar a Casa do Artesão. “Nesse primeiro momento, foi sugerido o Terminal Turístico Tancredo Neves, no Soberbo, para a instalação da Casa. Mas, isso só vai acontecer após a mudança da Secretaria de Defesa Civil daquele local, o que ainda não tem data prevista”, explicou a Secretária, Cléo Jordão.
Outra ideia proposta e aprovada foi a realização de feiras temáticas durante o ano, para valorizar a produção artesanal de qualidade no município. “Estamos tentando montar uma Feira de Natal. Pedimos que eles nos apresentem seus projetos para, juntos, alavancarmos o artesanato de Teresópolis”, assinalou Cléo.
Segundo a Secretaria de Cultura, pesquisa realizada pelo SEBRAE-RJ apontou que, depois do Rio de Janeiro, Teresópolis é a cidade com o maior número de artesãos. Atualmente, a Cultura tem cerca de 250 artesãos cadastrados. O cadastramento continua, com atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 13h, quando o artesão deve levar uma peça do seu trabalho para ser avaliado. A Secretaria Municipal de Cultura está instalada no 3º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea).

Parque Ermitage recebe “Cultura nos Bairros”
Neste domingo (23), os cerca de cinco mil moradores do conjunto habitacional Parque Ermitage, no bairro Ermitage, terão uma tarde especial de lazer e diversão, com o projeto ‘Cultura nos Bairros’, da Secretaria Municipal de Cultura. Música, contação de história, oficina de decupagem em vidros com a utilização de tecidos, espelhos são algumas das atividades programadas para acontecer entre 14h e 17h. O projeto, criado em 2009, retoma suas atividades neste mês. “Nosso objetivo é a valorização do artista local e o fomento da cultura nas diversas localidades do município”, explica a Secretária de Cultura, Cléo Jordão. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE