Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cuidando do corpo e da mente durante a pandemia

Clínica de fisioterapia investe em novos programas para ampliar atendimentos

Nina Benedito

Já está mais do que comprovado que o exercício físico é fundamental para manter a imunidade do organismo, portanto extremamente importante para a manutenção da saúde. Porém, nesse momento de pandemia muitas pessoas estão com medo de sair de casa para praticar atividades físicas, aumentar as chances de ter problemas de saúde devido a essa situação – incluindo a aí a ansiedade. “Pensando nisso, montamos programas saudáveis que vem de encontro com essas expectativas que o paciente está buscando, cada um visando um público e um objetivo específico. Dividimos esses programas relacionados com a necessidade de cada um. Por exemplo, temos um grande número de pessoas se queixando da famosa dor lombar. Muitas vezes você avalia um paciente e tudo pode ser a lombar, pode ser rim, pode ser uma questão menstrual, pode ser um peso, um afazer do dia a dia que pode estar ocasionando aquela dor, então é preciso analisar caso a caso para indicar o programa adequado”, explica a Fisioterapeuta Isabel Peres.
A profissional lembra que a falta de movimentação também pode ser um fator para a causa dessa dor, mas vale frisar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro são os movimentos do dia a dia, já o exercício físico é trabalhar determinada musculatura através de uma prática específica. No programa “Coluna Saudável”, o objetivo é trabalhar a coluna de forma completa, para sustentação da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura. Os artigos mais recentes sobre a dor lombar, mostram a importância do movimento na prevenção e tratamento das lesões ou das dores. “Quando falamos de coluna, estamos falando de uma sustentação da cabeça aos pés”, destaca Isabel.

Coluna Saudável
O “Move Flow” é um método diferenciado para o tratamento da dor, prevendo os trilhos anatômicos. “Às vezes o paciente tem uma dor na nuca e as vezes  ele nunca se atentou que na verdade pode ter alguma questão para o ponto dos pés, algum problema de pisada por exemplo que pode causar uma dor na cabeça”, atenta a Fisioteraupeuta. Além de seguir todos os trilhos anatômicos, o programa utiliza bolinhas texturizadas que promovem ao paciente uma experiência de sensação. O lema “Se faz sentir, faz sentido” prevê a respiração, a música que é o fio condutor do processo, e trabalha o fortalecimento do abdômen.

Saúde mental
Outro programa criado pela clínica foi o “Mente Saudável”. “Montamos grupos de terapia com uma psicóloga, que trata esse grupo com temas específicos que podem ser ansiedade e depressão, e dá dicas de como lidar com esses sentimentos. Outras questões também podem ser abordadas, como, por exemplo, o medo, medo de dirigir, medo de se impor, medo de sair”, explica a profissional. O programa inclui yoga, alongamento miofacial e o pilates funcional, carro chefe na clínica por ser um grande diferencial. O pilates funcional respeita todos os princípios do método pilates  onde se trabalha, melhora do condicionamento físico, melhora da postura e melhora de movimentos. Inclui também o método abdominal hipopressivo, que promove a diminuição da pressão abdominal.

Saúde e vida
O “Vida Saudável” foi criado para aquele paciente que está em busca de uma mudança no estilo de vida, incluindo consulta com a nutricionista, com esteticista em uma sessão detox com direito a argila, manta térmica e drenagem linfática para a redução de medidas, o MAH (método abdominal hipopressivo), que pode ser associado com o exercício físico, como o pilates funcional por exemplo. “A ideia é promover uma reeducação alimentar, a nutricionista da clínica tem uma visão de alimentação saudável, mas não é aquela alimentação fora do seu contexto de vida. Ela consegue incluir na sua alimentação, alimentos saudáveis, sem pensar em muita coisa diferente, muito caro”.

Bebês e mamães
O “Bebê Saudável” inclui uma consulta com a nutricionista, já que muitas das vezes, a gestante chega pra fazer pilates sem se alimentar adequadamente, sendo assim ela precisa de uma orientação do que ela pode comer antes da atividade física e até depois, consulta com onoaudióloga especializada em amamentação, além de aulas como o baby pilates (depois que o bebê nascer),  pilates para gestante, ou o LPF (Low Pressure Fitness), depois que essa gestante já teve o seu bebê, muito indicado para quem tem diástase, que é o afastamento do músculo reto-abdominal. 

Hora de relaxar
O “Relaxamento Saudável” inclui a massagem relaxante, drenagem linfática, o tratamento com Cone Hindu e o SPA dos pés. “Em nossa massagem, nós exploramos os 5 sentidos durante o procedimento, é perguntado para o paciente, qual música ele quer ouvir, se prefere uma música instrumental, MPB ou uma música mais agitada, ele escolhe que tipo de toque prefere, mais firme ou mais suave, o paciente também escolhe o aroma de sua preferência para o óleo utilizado, ao final é oferecido um chá calmante trabalhando assim o paladar, e a visão é trabalhada através de uma sala mais escura, ou uma sala mais clara,é um tratamento realmente relaxante da cabeça aos pés”.

Avaliação
Toda a avaliação é feita diretamente com a fisioterapeuta em conjunto com outros profissionais da clínica com o objetivo de encaminhar o paciente para o melhor tratamento de acordo com a necessidade de cada um. A clínica oferece aula experimental gratuita. O Espaço Isabel Peres fica na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 347, loja 2, Várzea. Telefone 2641-7671 e Instagram @corposaudavel.isabelperes

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE