Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cuidados básicos podem evitar a proliferação de doenças

População precisa fazer sua parte na prevenção de epidemias

Marcus Wagner

Diante de uma grande preocupação com a possibilidade do coronavírus se tornar epidemia no Brasil, é importante não deixar de lado os cuidados com outras doenças que são mais perigosas e já fazem vítimas no país. Dengue, Zika, Chikungunya são transmitidas através do mosquito Aedes aegypti que se prolifera através do descuido com locais onde se acumula água parada. Para o sarampo, estar em dia com a vacinação é imprescindível. Já para o próprio coronavírus, cuidados simples de higiene são indicados na prevenção, como lavar as mãos.
De acordo com o médico Luiz Ribeiro, mesmo com o crescimento do número de casos de coronavírus, não é necessário criar pânico, mas é importante que cada um faça sua parte para que não ocorram casos de epidemias cruzadas no país.
“Todos os países do mundo correm o risco de ter epidemia do coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já está perto de declarar pandemia. O coronavírus sempre existiu entre nós, só que essa variação chamada Covid-19 é muito mais letal. É evidente que temos que ter cuidado, mas sem pânico, porque trata-se de mais uma endemia, que são doenças que sempre estão presentes. Por exemplo, a meningite que registra 3 a 4 casos por ano em Teresópolis. No Brasil, de dezembro a fevereiro, tivemos 90 mil casos dengue confirmados com 114 mortes. Então é muito mais grave para nós”, disse.

Teresópolis registrou em 2019 um recorde de casos de Chikungunya, chegando a 273 registros e este ano já há casos confirmados de dengue. Diante desta realidade, o Dr. Luiz Ribeiro lembra que há medidas básicas a serem tomadas: “Arboviroses são doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti. Eu pergunto: vocês estão colocando borra de café na água que fica nas plantas? Estão vendo se tem pneu jogado em terreno próximo da sua casa acumulando água? É fundamental fazermos isso. Em Teresópolis há pouco tempo não tínhamos isso, hoje já temos muitos casos de dengue. Se você for calcular o número de pessoas que tem dengue versus a população do município, é muito alto. Então temos que ter uma atitude mais firme nestas questões”.

Vacinação contra o Sarampo
“Nós temos algumas doenças que são endêmicas em nosso meio, temos a febre amarela e o sarampo para as quais já existem vacina e a gripe em diversos tipos de vírus influenza, essa vacinas precisam ser tomadas. Temos casos de sarampo em Teresópolis e já ocorreu uma morte no estado do Rio de Janeiro. É uma doença que pode causar problemas graves, ela é evitável. Basta você ir ao posto de vacinação e tomar sua vacinação. Os governos municipal e estadual precisam levar essa informação principalmente as escolas”. 

Evitar fake news
“Tanto o sarampo quanto a febre amarela estão aqui entre nós, para esses existe a vacina. Temos casos de influenza, da gripe comum e você pode se vacinar. Não ente nessas histórias de que vacina faz mal. Essas mensagens são fakes que prejudicam muito. Todas essas viroses e arboviroses atacam e causam problemas reais em pessoas que estão com alguma deficiência no sistema imunológico, nas gravidas, nas crianças com menos de seis meses de idade e fundamentalmente nas pessoas idosas. A única forma de proteger essas pessoas é tomando a vacina”, alertou o médico.

Medidas contra o coronavírus
“Para as doenças que não tem vacina, é fazer as coisas mais simples. Contra o coronavírus, por exemplo, você tem que lavar bem as mãos, com cuidado debaixo das unhas e entre os dedos. Lave as mãos o maior número de vezes possível. Se estiver gripado, nunca espirre sobre a mão, use o antebraço. Os sintomas são iguais para quase todas as doenças que eu citei: febre, dor de cabeça, coriza, espirros e tosse. A febre é sempre baixa. Se uma pessoa que veio de fora do país e estiver gripada, precisa se afastar e se você tiver contato com uma pessoa, faça a sua própria quarentena, não compartilhe talheres e utensílios com ninguém durante 14 dias”, explicou Luiz Ribeiro.  

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE