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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Crise faz empresários abrirem os olhos para a criação de lojas virtuais

Aumenta a procura pela contratação de plataformas de vendas pela internet

Marcus Wagner

Existe uma máxima de que nas crises surgem grandes oportunidades e, sendo assim, em uma das maiores crises mundiais da história, é preciso se reinventar e buscar alternativas inteligentes para superar o momento turbulento. É neste cenário que a as ferramentas disponíveis no mundo virtual se sobressaem, pois conseguem chegar a quase todos os lugares. Com a proibição de abrir as portas para funcionar, algumas empresas estão abrindo uma nova frente de atendimento através das plataformas de loja virtual, que apresentam um custo reduzido e são cada vez mais fáceis de operar.
Essa busca pela criação de lojas virtuais é confirmada por Rodrigo Ricciotti, diretor da Agência Guppy, empresa que presta serviços de marketing digital, entre eles a abertura de e-commerce: “Montar uma loja virtual hoje já não é um bicho de sete cabeças, hoje você  tem no mercado plataformas que auxiliam muito ao processo e trabalhamos em cima delas, ou seja, entendemos o segmento do cliente, qual o volume de acessos que pretende ter e a partir daí escolhemos a melhor plataforma. Desenhamos um layout atrativo com foco na conversão em vendas e prestamos uma consultoria ao cliente sobre qual operadora de pagamento usar, sobre a parte logística e deixamos tudo configurado, além de auxiliar nas campanhas de marketing para que a loja realize as vendas”.


Rodrigo Ricciotti explicou que muitos clientes se interessaram em montar um loja virtual após o início da quarentena
Hoje, lojas virtuais atendem aos mais diversos segmentos, seja do comércio, serviços ou indústria. Até mesmo o segmento da agricultura está voltando os olhos para esta ferramenta, ao mesmo tempo em que os consumidores se vêem obrigados a lidar com as compras virtuais. Em Teresópolis já há supermercados que registram um crescimento vertiginoso em suas vendas online através de plataforma de e-commerce após o início da quarentena. 
Rodrigo explica que a competição no mercado entre as plataformas proporciona grandes vantagens para quem quer abrir um e-commerce: “Hoje não é preciso criar plataforma do zero, já existem diversas prontas em que a agência atua em cima da criação de layout, na formatação. A plataforma já faz ligação com diversas ferramentas e soluções que vem de encontro para trabalhar na ampliação de vendas da loja. Hoje você encontra opções no mercado com custo a partir de R$ 49 por mês, de acordo com a quantidade de produtos cadastrados e de acessos da loja. O trabalho da agência é escolher a melhor opção para atender às necessidades do cliente, configurar o site e aplicar um treinamento para que o lojista possa caminhar a partir dali”.

Dicas para criar uma loja virtual do zero
Em seu site, a Agência Guppy apresenta informações importantes para quem se interessa em migrar para as plataformas de e-commerce:  
– Comece se planejando bem: Organizar o cronograma de ações e o planejamento financeiro é essencial para que você saiba o quanto pode investir na sua loja virtual.
– Saiba o que vender: Somente a partir da definição do seu mix de produtos que você poderá definir quanto será o investimento inicial e calcular os preços de cada item, quantidade em estoque, promoções e a forma de divulgação. 
 – Escolha a plataforma: Sua loja virtual precisa de uma plataforma com os recursos necessários para você começar a vender. De preferência por aquelas que permitam que você customize o layout com a identidade da sua marca e que tenha um bom suporte para os lojistas.
– Segurança: Os lojistas precisam garantir para os clientes de que aquele ambiente em que eles estão inserindo seus dados é completamente seguro. Ter um certificado SSL é a garantia de um ambiente criptografado e seguro, sem risco de vazamento de dados.
 – Faça os clientes desejarem os produtos: Além de um layout apresentável e personalizado, sua loja virtual também precisa de boas fotos e descrições detalhadas dos produtos. Qualquer recurso que você utilize para mostrar os atributos do item é essencial para garantir o interesse do consumidor.
– Ofereça facilidades: Perder uma venda porque não ofereceu forma de pagamento que o cliente precisava é uma das piores coisas que pode acontecer para uma loja. Tenha pelo menos 3 opções diferentes para o cliente escolher. Depois da venda, mantenha um bom relacionamento e ofereça suporte em casos de devolução ou trocas.
– Divulgue a sua loja: Diferente da loja física, os clientes não passaram em frente a sua loja, então é preciso divulgar o seu e-commerce para que as pessoas possam conhecer a sua marca. Se sua loja virtual está com pouco acesso, consequentemente ela também está com poucas vendas.

 

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Edição 18/04/2024
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