Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Criação de taxa de lixo é rejeitada por unanimidade no Legislativo

Vereadores apontam falta de critérios nos valores que seriam praticados pelo governo municipal

Por unanimidade (19 votos), os vereadores de Teresópolis derrubaram o Projeto de Lei 154/2021, de autoria do prefeito Vinícius Claussen, que tinha como objetivo instituir no município a taxa de coleta e destinação de lixo. O Projeto foi rejeitado em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 12. Os vereadores alegaram que a população é sobrecarregada de impostos e não recebe serviços púbicos de qualidade, o que torna inaceitável a criação de mais uma taxa municipal. Os parlamentares também apontaram a falta de transparência nos critérios sobre valores que seriam praticados, dando a entender, inclusive, que a população de menores faixas de renda poderia ser penalizada com maiores taxações. “Os vereadores justificaram ainda que a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 fez com que muitos teresopolitanos perdessem seus empregos, passando a viver de diárias ou de programas sociais pagos pelo governo”, divulgou a Câmara nesta sexta-feira, 13. A votação, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Leonardo Vasconcellos, aconteceu de forma aberta, com todos os 19 vereadores declarando voto a favor do parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que recomendou que o projeto de criação da Taxa de Lixo fosse rejeitado.
Também através da Assessoria de Comunicação, o governo municipal emitiu nota justificando a cobrança de mais um imposto ao teresopolitano: “Para cumprir a Lei Federal 14.026/2020, o Executivo Municipal enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei instituindo a taxa de coleta de resíduos. Sancionada pelo Governo Federal em julho de 2020, a Lei Federal 14.026/2020 obriga todos os municípios brasileiros a cobrar tarifas ou taxas de serviço de lixo. A cobrança é uma exigência do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e tem como objetivo permitir aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos, cujos custos são muito altos e acabam comprometendo outros investimentos”, informa o documento.
Ainda de acordo com a nota, a não aplicação da cobrança configura renúncia de receita e traz consequências legais aos prefeitos, podendo incorrer em ato de improbidade administrativa por descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. “A taxa de lixo não é prevista pelo artigo 109 da Lei Municipal 977/1979 (Código Tributário do Município de Teresópolis), que define os fatores geradores para a incidência do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Por esse motivo, não é feita cobrança desse tipo de taxa ou tarifa no IPTU no município de Teresópolis”, justifica ainda o governo Vinicius Claussen.

Quem vai pagar o lixo
A taxa será cobrada de proprietários de imóveis residenciais e comerciais (industrial e prestadores de serviços) atendidos pelo serviço de coleta domiciliar e remoção de lixo realizado pela Prefeitura ou por empresa contratada por licitação para esse fim. Pelo projeto de lei, a referida taxa não cobre retirada de entulhos, detritos industriais e hospitalares, galhos de árvores e similares, que estão sujeitos ao pagamento de preço público fixado pelo Executivo Municipal quando esse material der entrada no aterro sanitário. O valor será calculado com base no metro quadrado de área construída do imóvel residencial ou comercial (industrial e prestadores de serviços), de acordo com a Planta Genérica de Valores do Município de Teresópolis, estabelecida pela Lei Municipal 1.801/1997. A cobrança será lançada em carnê, conjuntamente com o IPTU, podendo ser quitada nas mesmas datas do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana com descontos de 15% ou 10% ou em seu valor integral.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE