Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

COVID: Novo atestado para e isolamento e casos suspeitos em Teresópolis

Documento será dado em unidades de saúde que não possuam equipe médica para assinar atestados à população

A partir desta sexta-feira, 21, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adota uma nova estratégia para ampliar os atendimentos da testagem contra a Covid-19. A partir deste momento, casos suspeitos e confirmados receberão um documento oficial que permite a liberação das atividades profissionais enquanto durar o isolamento domiciliar. A medida é uma forma de agilizar o atendimento à população que seja atendida em uma unidade municipal de saúde e no Centro de Testagem (Ginásio Pedrão). Com carimbo oficial da SMS e assinatura do profissional responsável pela testagem, o documento é uma garantia de que tanto empregado quanto empregador não tenham sua saúde e serviços prejudicados durante o período. Estes profissionais responsáveis pela assinatura do documento possuem nível superior e fazem parte do quadro de servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde.
O termo segue a lei 14.128/21, que garante a dispensa do funcionário durante a situação de emergência à saúde sem que a doença precise ser comprovada em 7 (sete) dias, nos casos dos suspeitos de infecção. A mesma lei determina ainda que o Termo de Notificação de Isolamento Domiciliar seja apresentado como justificativa ao período fora do trabalho.
Diante do avanço da variante Ômicron, a procura da população por atendimento aumentou nas últimas semanas em Teresópolis, registrando uma média de 1.000 testes por dia. “Nosso objetivo com este documento é agilizar o atendimento nos centros de testagem do SUS Teresópolis. Assim, podemos garantir os direitos trabalhistas de todos os colabores de empresas. Que Deus nos ajude e nos proteja para vencermos mais esta fase!”, declarou o Prefeito Vinícius Claussen. Também fazem parte da ação a Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Recomendações de segurança sanitária
O documento informa ao paciente todas as recomendações para proteção individual e coletiva durante o período de isolamento. São eles: isolamento social, isolamento em local com ventilação natural, proibição de visitas ao domicílio, lavagem de mãos e uso de máscaras.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE